A parceria entre Sedeme e Companhia Têxtil de Castanhal levou conhecimento a pessoas residentes no bairro, visando à geração de renda
A capacitação em artesanato com juta (fibra vegetal), desenvolvida em parceria pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), iniciada na segunda-feira (17), foi concluída nesta sexta-feira (20) com a entrega de certificados.
A iniciativa integra as ações da Sedeme nas Usinas da Paz (UsiPaz), no âmbito do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará. A ação visa ao desenvolvimento econômico e social nos territórios, proporcionando geração de renda a partir do conhecimento.
A capacitação foi coordenada pela representante da CTC, Maria Marques, que durante os quatro dias de atividades ensinou às moradoras técnicas de corte do tecido, tipo de textura, modelagem, colagem e montagem de peças, para produção de caixas para presente e outras peças artesanais, incluindo caminhos de mesa, descanso para copos, porta-joias, cestas e jogos americanos. “É muito gratificante ministrar um curso para pessoas tão dedicadas, muitas em busca da tão sonhada independência financeira. A produção do artesanato a partir da juta é uma oportunidade para concretização desse sonho”, disse a coordenadora.
Conhecimento - “Vivemos uma verdadeira transformação social. A Usina da Paz Cabanagem oferece atividades esportivas e cursos de capacitação para todas as idades. Atualmente, estou vivendo do artesanato, e todo conhecimento é bem-vindo. Foi aqui que aprendi novas técnicas, a trabalhar com criatividade. Conheci diferentes tipos de matérias-primas, e aprendi a utilizá-los de forma criativa”, disse a pedagoga e artesã Lúcia Rosa, 52 anos.
Sueli Barros, 51 anos, moradora do bairro da Cabanagem, já participou de mais de 10 cursos oferecidos na Usipaz. “Trabalho com vendas de produtos de beleza, e já estou vendendo também peças de artesanatos em juta que aprendi a fazer. A Usina da Paz abriu portas para novos conhecimentos. Estou aproveitando todas as oportunidades”, afirmou.
“É muito gratificante vivenciar mais uma conclusão de curso de artesanato a partir da juta. Mais uma vez agradeço à Sedeme e à CTC por proporcionarem aos moradores da Cabanagem a oportunidade de empreender através da produção e venda de artesanato”, ressaltou Ivanilda Vieira, gerente-geral da Usina da Paz Cabanagem.
A CTC é uma das empresas incentivadas pelo governo do Estado, por meio da Sedeme, sediada no município de Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. É a maior fabricante de artigos de juta (fibra vegetal) das Américas, tendo como principais produtos as sacarias para armazenamento de grãos e fios para tecelagem e indústria de calçados. Atualmente, a Companhia tem mais de 1,2 mil funcionários, que produzem mais de 10 mil toneladas de fibras por ano.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
20/04/2023 19h29