Com entrada gratuita, a ação oferece a exposição da nova coleção de joias de designers paraenses, feira de produtos regionais, entre outras atrações
Deste sábado (6) e até o próximo, no dia 13, o Espaço São José Liberto (ESJL), no bairro do Jurunas, em Belém, oferta um evento especial alusivo ao Dia das Mães, este ano comemorado em 14 de maio. Há a exposição da nova coleção de joias de designers paraenses, feira de produtos regionais, exposição de chocolate de origem, nova coleção de moda e artesanato, oficinas infantis, entre outras atrações. A programação especial prosseguirá até o próximo sábado (13). A entrada é gratuita.
A realização é do governo do Pará, por meio Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e acontece no anfiteatro Coliseu das Artes do São José Liberto. A iniciativa tem a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae) e da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA).
A iniciativa fomenta o empreendedorismo local, ao criar oportunidade de novos negócios, trocar conhecimento, além da geração de renda. O visitante poderá assistir também apresentações artísticas, e, ainda, visitar o prédio centenário, patrimônio histórico e cultural do Estado. O complexo (ESJL) abriga lojas de joias, a Casa do Artesão, o Espaço Moda, o Memorial da Cela, o Museu de Gemas do Pará, a Capela São José e o Jardim da Liberdade.
A dona de casa, Rafaela Soeiro, levou as filhas, Maria Alice, 6 ,e Isabela, 3 anos, para curtirem a programação. Ela destacou que sempre participa das ações que ocorrem no Espaço São José Liberto. "Trazer as crianças para participarem de programações culturais é formar de apresentar a nossa cultura, considerando que se trata de um espaço , com exposição de produtos de origem paraense”, disse Rafaela.
A professora, Ana Maristela, também visitou a exposição e aproveitou para comprar o presente do Dia das Mães. "Minha mãe gosta de artesanato, bolsas , lenços, acessórios , e aqui tem uma variedade muito grande , e os produtos oferecidos são de alta qualidade".
A empreendedora do segmento de flores e plantas, Carmem Suely, falou da expectativa para as vendas. “ As bromélias, a hera inglesa e a técnica em kokedama, um tipo de planta que não precisa de vaso, são muito procuradas para presentear, tenho várias em exposição", reforçou Carmem.
O visitante pode conhecer também a coleção de bolsas e acessórios, da designer, Isabela Soeiro, produzidos a partir de câmara de ar de pneus reutilizados. A design destacou que o reaproveitamento do material é uma ótima alternativa, para evitar o descarte irregular no meio ambiente. “Esse tipo de material demora bastante tempo para se decompor. Trabalho na busca por uma sociedade mais justa e consciente, disse Isabela.
Para o titular da Sedeme, Paulo Bengtson, o evento mostra o potencial dos empreendedores, paraenses, com itens de qualidade, produzidos a partir de matéria prima regional, com foco na sustentabilidade. O secretário reforçou ainda, que a Sedeme apoia iniciativas que fortaleçam a competitividade da economia paraense.
Exposição de biojoias, produzidas por mulheres quilombolas do projeto do Instituto Liceu de Artes e Ofício “Mestre José Raimundo”, do município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, também podem ser adquiridas durante a programação especial.
Também estão em exposição as peças e joias desenvolvidas por designers paraenses do Programa Polo Joalheiro. A coleção utiliza uma variedade de gemas, incluindo, topázio azul, pérolas, quartzo branco, esmeralda, ágata e outras.
A designer, Helena Bezerra Mergulhão, apresenta a “Coleção Mãe Natureza", produzida em prata com pérola de água doce. A designer, Julia Mendes, apresenta duas coleções de joias: “Maré de Amor”, utilizando o topázio azul e, fazendo referência ao luar; e a coleção “Maniva de Cores”, combinando a beleza das pérolas, com inspiração na folha da maniva, planta típica do prato tradicional amazônico, a maniçoba.
Os designers José leuam e Joyce Adriele estão com a coleção “Mãe”, joias em prata com técnica de incrustação paraense, e peças em ouro com pedras naturais. Segundo os profissionais, a coleção 'Mãe' se remte à maternidade e a emoções que a mãe inspira nos filhos.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
06/05/2023 -18h14