O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengston, participou, na terça-feira (4), em Brasília, da assembleia ordinária, do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FME), com o Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira; o presidente do FME e secretário de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, Hugo Legal, e representantes dos 21 estados brasileiros que compõem o FME.
A reunião, realizada na sede do MME, no período da manhã, teve como pauta de debate a implementação de políticas públicas voltadas para o Programa Gás para Empregar; regras e parâmetros para as novas concessões de energia elétrica, a cargo do Ministério; exploração de petróleo e gás, Margem Equatorial, além da apresentação do Fórum e dos novos vice-presidentes, e os representantes do Conselho Nacional de Política Energética e Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, que também ocupa a vice-presidência de mineração do FME, destacou a importância do debate com a presença do Ministro Alexandre Silveira, considerando a relevância dos temas em discussão e os inúmeros benefícios para o desenvolvimento sustentável e social do país.
O Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FME) é formado por um presidente e sete vice-presidências, dentre elas, a vice-presidência de mineração, hoje representada pela Sedeme.
O FME é uma entidade sem fins lucrativos, criado em 1995, com objetivo de organizar e promover políticas públicas das Secretarias de Minas e Energia dos Estados, e do Distrito Federal. Além de promover a articulação junto ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional, diretrizes das políticas e ações da área de competência da organização e propor alterações na legislação.
Ainda na capital federal, no período da tarde, Paulo Bengtson, se reuniu com o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Eduardo Corrêa Tavares, a reunião contou, também, com a presença do Diretor de Parcerias com o Setor Privado do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Denílson Campello dos Santos. De acordo com o titular da Sedeme, durante a reunião foi tratado sobre assuntos estratégicos, incluindo projetos de concessão e parcerias público-privadas (PPPs), visando investimento para o desenvolvimento de projetos estratégicos voltados para o desenvolvimento econômico do Estado. (Contribuição estagiária Kátia Almeida, com supervisão de Aldirene Gama)
Por Aldirene Gama (SEDEME)
05/07/2023 10h20