Protagonismo e empoderamento feminino marcam o primeiro Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas, realizado pela Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB/PA) em Salinópolis, nordeste paraense, no último dia 16 de setembro. O evento contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), representada pela titular da Diretoria de Cooperativismo (DCoop), Ticianny Santos.
O encontro, que reuniu gestoras de cooperativas paraenses, contou com a presença de especialistas na área de empreendedorismo, além de presidentes, diretoras, colaboradoras e sócias em suas cooperativas. O evento teve como objetivo fortalecer a participação das mulheres empreendedoras no cooperativismo por meio da formação de Comitês de Mulheres em todas as cooperativas.
Outro propósito do evento, foi apresentar o cooperativismo como modelo de transformação, inclusão, justiça e valorização dos talentos, competências, habilidades e inteligência das mulheres especialmente mães e jovens.
“Atualmente os homens são maioria no cooperativismo, em especial, na estrutura de governança e na diretoria executiva das cooperativas, mas também no quadro societário. As mulheres aparecem mais como funcionárias dessas cooperativas. Sabemos que barreiras culturais, pessoais e profissionais vêm sendo superadas ao longo do tempo e a participação feminina está ganhando cada vez mais voz e espaços dentro das cooperativas. Ainda há muito a conquistar, mas ressalte-se que esse é um movimento que vem sendo reconhecido e amplamente apoiado pelos homens cooperativistas, pois não se trata de competição de gêneros e, sim, de complementaridade, de cooperação, de unir competências e habilidades para juntos, desenvolverem um trabalho cada vez mais forte, profissional e consistente nas cooperativas e nas comunidades locais onde atuam. Isso é Ser Coop. É isso que o nosso Estado tem apoiado e nossa missão é fazer com que o cooperativismo justo, correto e sustentável seja cada vez mais conhecido, apoiado e fortalecido.”, explicou a diretora titular de cooperativismo, Ticianny Santos.
Durante o evento, foi apresentada a história de Eliza Brierley, a única mulher entre no grupo de fundadores da primeira cooperativa oficialmente constituída em 1846, na Inglaterra. “Estimulamos as mulheres a fortalecerem os seus empreendimentos e a buscarem soluções públicas da Sedeme como acesso a mercados, crédito produtor e incentivos fiscais, entre outros para, assim, tornar seus negócios mais competitivos e sustentáveis”, acrescentou a diretora.
Ainda durante a sua fala, a diretora da DCoop, apresentou as diretrizes da (Sedeme/DCoop), com serviços e ações voltados para o fortalecimento das cooperativas em território paraense. Na ocasião, ela apresentou a equipe técnica da Dcoop, formada pela Coordenadora de Cooperativismo, Luziane Sena; e a secretária administrativa Genilda Pimentel.
"A Dcoop é a primeira diretoria voltada ao Cooperativismo no Estado do Pará.Passou a integrar a estrutura organizacional da Sedeme, em maio. Estou diretora da Dcoop, e há 22 anos, atuo na construção de um cooperativismo de excelência, qualificado, inovador, justo e alinhado aos princípios e valores cooperativistas", destacou Ticianny Santos
Ascom /Sedeme
Aldirene Gama