O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Companhia Textil de Castanhal (CTC), promoveu entre os dias 19 e 22 de setembro, os cursos de “Artesanato em Juta”, modalidades: ‘peças artesanais e embalagem para presente', nas UsiPaz Guamá e Cabanagem , respectivamente. Um total de 14 moradores do entorno das duas unidades, concluíram a oficina. Destes, quatro participantes são da Usipaz Guamá e 10 da Cabanagem.
Contribuir com a geração de emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando inclusão social e garantia de subsistência a partir do que foi ensinado, é um dos principais objetivos da ação. Após a finalização do curso as participantes receberam seus certificados e um kit com material para iniciação da produção artesanal.
A iniciativa faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), no âmbito do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que visa capacitar e incentivar o empreendedorismo feminino no mercado de trabalho, a partir do conhecimento disseminado nas turmas formadas nas Usinas da Paz.
O curso foi ministrado pela equipe técnica da CTC que abordou junto aos participantes a forma correta do corte da juta, o manuseio, o ponto de costura, colagem, customização das peças, montagem de peças a exemplo das flores, potes organizadores, sousplat, peso de portas e outros.
Já a modalidade embalagem para presente, requer dos participantes noções básicas de corte e costura. As participantes aprenderam sobre o manuseio, corte de bolsas, sacos, mini bolsas, viseiras e outros.
As instruções repassadas pela equipe técnica da CTC qualifica os participantes para entrarem no mercado de trabalho no segmento artesanal sustentável, tendo um leque aberto para atuar na produção de bolsas, sacolas e diversos itens de artesanatos.