SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme realiza curso de formação profissional nas UsiPaz da Terra Firme, em Belém, e Nova União, em Marituba

As atividades, que tiveram duração de quatro horas, envolveram 23 indivíduos na Usina de Marituba e 20 na Terra Firme

Mais de 40 moradores do entorno das Usinas da Paz, Terra Firme, Belém, e Nova União, Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB) participaram nesta quarta-feira, 10, dos cursos de "Organizador de Ambientes de Hotelaria" (quarto e banheiro), bem como do curso de "Organizador Profissional de Ambientes" (quarto e copa). O objetivo da iniciativa é contribuir para o desenvolvimento econômico e social nos territórios, proporcionando geração de renda, por meio da capacitação para o mercado de trabalho, descobrindo novas habilidades e fomento do empreendedorismo. As oficinas, com carga horária de 4 horas, contaram com 23 participantes na Usina de Marituba e 20, na Terra Firme.

A ação faz parte do cronograma de ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), que está inserido no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, sob a coordenação da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac

"A Sedeme mantém uma agenda de cursos de capacitação profissional em parceria com a Seac ao longo do exercício. Entendemos que profissionais mais qualificados têm maiores chances no mercado de trabalho, que exige atualização constante. O governo do Pará, por meio da Sedeme, investe em políticas públicas para inclusão social, fomento do empreendedorismo, geração de emprego e renda, e desenvolvimento econômico sustentável nas comunidades", disse o secretário titular da Sedeme, Paulo Bengtson.

"As Usinas da Paz estão abertas para que a comunidade possa buscar cada vez mais qualificação por meio de cursos que podem fazer a diferença no mercado de trabalho. Às vésperas da realização da COP 30, é muito importante que a população possa buscar capacitação em áreas que serão fundamentais como a hotelaria, além de ser uma grande oportunidade para a geração de renda", destaca Igor Normando, secretário de Articulação e Cidadania ( Seac).

O curso de Organização de Ambiente e Hotelaria (quarto e banheiro) foi ministrado pela Artista Plástica e Designer de Moda, Celeste Heitmann. Ela compartilhou com os participantes técnicas e dicas práticas para manter quartos e banheiros limpos e confortáveis para os hóspedes. Heitmann enfatizou que uma boa organização de limpeza começa com a ventilação do quarto por pelo menos 30 minutos, antes de iniciar a limpeza. Outra dica importante repassada pela Designer é manter uma boa apresentação pessoal. Isso inclui o uso de uniformes. Além disso, “o profissional deve seguir uma lista completa e criteriosa para garantir que todos os itens do quarto estejam limpos e higienizados corretamente. Cada detalhe faz a diferença para a satisfação do hóspede e para a apresentação do hotel”, explicou Celeste.

Já a oficina de Organização Profissional de Ambientes: Quarto e Sala foi explicada pela personal organizer, Thaís Sá. Ela abordou técnicas para organizar o ambiente, especialmente a cama e a mesa em estabelecimentos que recebem hóspedes. Sobre o tema, Thaís explicou que a capacitação visa oferecer ao mercado pessoas com habilidades para receber, principalmente durante a COP-30, que será sediada em nossa cidade. 

"Excelente! Dicas valiosas que irei empregar no meu dia-a-dia." Essa foi a avaliação de Missilene Cristo, que participou do Curso Organizador Profissional de Ambientes (quarto e copa), na UsiPaz Nova União em Marituba. "Trabalho com decoração de ambientes, mesa posta e também como diarista. Todas as orientações que recebi durante o curso, irei empregar no trabalho que já desenvolvo diariamente, e assim prestarei um serviço com excelência", disse a participante.

De acordo com o estudante João Paulo do Rosário Costa, 26 anos e morador do bairro Terra Firme, "esse é o décimo primeiro curso que concluo na Usina da Terra Firme." Ele acrescenta: "Estou sempre em busca de novos conhecimentos profissionais como forma de aprimorar meu conhecimento e buscar uma vaga no mercado de trabalho. Vejo no curso de Organização de Ambiente de Hotelaria (quarto e banheiro) uma oportunidade de atuar no setor hoteleiro, considerando a alta demanda que teremos durante a Copa 30", disse o estudante.

Márcio Alfredo, coordenador do núcleo do TerPaz na Sedeme, destacou que houve uma grande procura para participar das oficinas oferecidas. Todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas, o que evidencia o interesse dos moradores do entorno das Usinas em participar dos cursos. “Essas ações visam fomentar o desenvolvimento econômico e social nos territórios, com geração de renda para comunidade”, reforçou o coordenador.

 

Por Aldirene Gama (SEDEME)

10/04/2024 17h06

Veja Também