A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) está promovendo mais um curso de capacitação em empreendedorismo de qualidade: "Criando seu Próprio Negócio”. Desta vez, a iniciativa atende aos moradores do entorno da Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB).
No total, mais de 20 moradores do entorno da Usina estão inscritos na oficina e têm a oportunidade de aprender sobre técnicas e inovações empreendedoras, visando desenvolver as competências necessárias para identificar novas oportunidades de negócios, bem como incentivar o desenvolvimento de empreendedorismo com foco econômico e social da comunidade.
A formação, com 20 horas/aulas, teve início na última segunda-feira, 22, e se estenderá até a sexta-feira, 26. O conteúdo programático aborda temas relacionados a práticas empreendedoras, como o perfil do empreendedor, características empreendedoras, a qualidade na prestação de serviços e outros. A ministração das aulas fica a cargo do especialista em Cursos de Qualificação Profissional para Jovens e Adultos pelo Pronatec Empreendedor, Guilherme de La Rocque.
De acordo com o especialista, o conteúdo programático é conduzido em dois momentos: a parte teórica, com tópicos que abordam o início da industrialização, a utilização do termo empreendedorismo, mudança do sistema econômico, comportamento empreendedor e a dinâmica de grupo. A dinâmica de grupo inclui trabalhos em equipe, com apresentação de um formato de empresa que contenha características como inovação, transformação e sustentabilidade econômica.
“O empreendedorismo está dentro das pessoas. Elas só precisam virar a chave. Nessa virada de chave, você descobre exatamente todas as habilidades que possui para ser um grande empreendedor. E quando você fala de empreendedorismo, você fala de empreendimentos, que são negócios, negócios lucrativos, que geram desenvolvimento socioeconômico sustentável. O empreendedor é desafiado e, dentro desse desafio, ele se automotiva, ele é muito mais proativo, porque percebe que todas essas mudanças causam nele bem-estar, social e também econômico”, destacou o professor.
O secretário de Estado da Sedeme, Paulo Bengtson, destaca que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Pará em capacitar e impulsionar o empreendedorismo nos Territórios pela Paz (TerPaz). Essa ação faz parte do cronograma de cursos de capacitação promovidos pela Sedeme, em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), no âmbito do TerPaz.
Além disso, o secretário enfatiza que os cursos de capacitação profissionais contribuem diretamente para o alcance de melhores resultados nos negócios. Por meio das oficinas, os participantes identificam oportunidades para empreender e, assim, obter geração de renda. Investir em cursos de capacitação, ratifica o compromisso do Governo do Pará com o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida da população. Essa iniciativa também contribui para o desenvolvimento econômico sustentável no Estado e prepara a comunidade para atuar profissionalmente na COP 30.
Thays Carvalho, empreendedora individual, é uma das participantes da capacitação. Ela afirmou que, ao saber que a Usina estava oferecendo a capacitação, logo buscou garantir sua inscrição. “Eu trabalho com acessórios e artigos infantis. O curso de empreendedorismo vai me qualificar no marketing pessoal e no marketing empresarial. Já consigo perceber que posso ir muito além do que esperava, superando minhas expectativas desde o início da capacitação. Para mim, tem sido muito importante não apenas aprender sobre marketing pessoal e empresarial, mas também aprimorar minha qualificação em outras áreas dentro do meu negócio. Meus objetivos incluem melhorar minhas vendas e agregar valor aos meus produtos por meio do conhecimento adquirido. Tudo isso tem sido extremamente relevante”, disse a aluna.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
24/04/2024 16h13