SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme realiza visita técnica para ampliação da rede de energia elétrica em áreas rurais do município de Santa Maria das Barreiras

 

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, no estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), promoveu entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro visita técnica para ampliação da rede de energia elétrica no distrito de Vila Esperança e na comunidade Rio Preto, zona rural, todas pertencentes ao município de Santa Maria das Barreiras, na Região de Integração do Araguaia. A principal atividade econômica desenvolvida nas localidades, incluem agricultura e agropecuária.

O sistema de energia faz parte do Programa de Inclusão Socioeconômico (PIS), gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que prevê a instalação de rede monofásica, bifásica e trifásica, em comunidades de áreas rurais do Estado.

A Sedeme, por meio da Diretoria de Energia (Diren), realiza visita técnica, que incluem a avaliação das necessidades para a implantação da rede elétrica, levando em conta o número de moradores, as atividades produtivas para a subsistência e manutenção da economia local, além da distância até a sede do município e outros fatores relevantes.

O PIS, implementado pelo governo do Pará, por meio da Sedeme, procura expandir o acesso à energia elétrica em áreas rurais e promover o uso de fontes renováveis no Pará. A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico sustentável no território paraense.

Para Joaquim Neto Carvalho Rosa, morador da localidade há seis anos, a chegada da rede de energia traz novas oportunidades. Com a eletricidade, será possível adquirir utensílios e investir na internet para realizar estudos à distância. Além disso, da aquisição de equipamentos que vão auxiliar tanto na pecuária quanto na agricultura, o que certamente facilitará o dia a dia do trabalhador e, consequentemente, trará o aumento da produtividade local.

Morador da Comunidade Rio Preto há cinco anos, Inácio dos Santos Oliveira vê a ampliação da rede elétrica como um impulso para as fábricas locais e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida dos moradores.

 

 

 

Veja Também