Nesta segunda-feira, 22 de maio, é celebrado o dia do apicultor, profissional que atua na área de criação e tratamento de abelhas. A apicultura está em franca expansão e precisa de estímulo e incentivo para o fortalecimento da atividade. Na Região Norte o estado do Pará possui a maior cadeia produtiva das abelhas (apicultura e meliponicultura), com 65% do total da região.
No Pará foram responsáveis, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), pelo movimento de um montante de R $9 milhões em 2019 com uma produção de 670 quilos. Pelo menos 65% do mel produzido na Região Norte é do Pará.
A atividade é considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar por proporcionar o aumento de renda e fixação do homem no campo, pela oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural do meio ambiente e da sua capacidade produtiva.
Existem mais de 20 mil espécies de abelhas. No Brasil, são cerca de 300 espécies nativas e sem ferrão, que contribuem para as lavouras, florestas e as práticas de meliponicultura, além dos tipos introduzidos pela apicultura no País, que oferecem um maior perigo. Texto de Kátia Almeida, sob supervisão de Aldirene Gama -DRT 2106 (Ascom Sedeme)
Ascom /Sedeme