Início » Noticias » ‘Exporta Pará’ abre inscrições para empresas interessadas no exterior

Estão abertas as inscrições para o ‘Exporta Pará - Ações Estratégicas de Comércio Exterior para a Atração de Investimentos’, evento promovido por um conjunto de órgãos e instituições públicas e privadas, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Realizado de forma presencial, no próximo dia 21 de junho de 2022, a partir das 9h, no auditório da Agência Private do Banpará, na rua Diogo Móia, em Belém, o evento quer incentivar a inserção de empresas paraenses no mercado de exportações, como parte das ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora no Estado (PNCE), do Ministério da Economia.

Nesta edição, além da Sedeme, entidades de grande relevância para o cenário de investimentos e exportação no Estado estão inclusas na programação de palestras, como o Banco do Estado do Pará (Banpará), com a participação da presidente da entidade, Ruth Mello, que falará sobre as ações do banco para o desenvolvimento do setor. Representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), do Centro Internacional de Negócios (CIN/Fiepa) e do Ministério da Economia também conduzirão palestras sobre o mercado de exportações do Estado e formas de apoio que suas respectivas entidades podem prestar.

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por meio de link. Acesse aqui o formulário solicitado  da empresa.

Sobre a iniciativa

Nos eventos ‘Exporta Pará’, a equipe apresenta a metodologia do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), do Ministério da Economia, com o objetivo de incentivar os empreendedores paraenses a participarem de avaliações para medir o potencial exportador de cada empresa. A partir dos eventos, os empreendimentos poderão iniciar um processo de avaliação do grau de maturidade para exportação e, a partir desse grau de maturidade, um score será gerado, permitindo com que a empresa seja atendida por meio de um plano de internacionalização.

A equipe local do programa também oferece consultorias especializadas e informações sobre a carteira de câmbio que opera no Pará e auxilia nas exportações. No Pará, o PNCE é coordenado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Quem pode participar

Podem participar do ‘Exporta Pará’ empresas interessadas em exportar, pessoas físicas e profissionais do setor de exportação. Aquelas que não são do mercado exportador podem participar como ouvintes. Em quatro edições do evento, foram realizadas mais de 570 inscrições, envolvendo diversos empreendimentos paraenses. Todas as empresas inscritas recebem acompanhamento de instituições públicas e privadas que atuam no fomento de exportações. Toda essa rede de apoio é montada pela Sedeme.

Visibilidade

De acordo com a coordenadora de comércio exterior da Sedeme, Manuela Ribeiro, o objetivo do Exporta Pará é explorar o potencial exportador das empresas locais e dar mais visibilidade aos produtos regionais no mercado internacional. “O Exporta Pará tem o objetivo de divulgar o PNCE no Pará, captando empresas com potencial exportador, já que no Estado do Pará temos produtos regionais bastante específicos que precisam ganhar cada vez mais visibilidade internacional. Esta é a sexta edição do evento, que será realizado pela primeira vez de forma presencial, no Banpará, que é um importante parceiro nosso, e além disso teremos a presença da Codec, do Ministério da Economia, com a presença de um representante de Brasília, e do CIN/Fiepa”, adiantou.

Compõem a rede de órgãos entidades parceiras que conduzem as atividades do Exporta Pará o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Estado do Pará (Banpará), Correios, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (Fundação Guamá), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Banco do Brasil e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Por Igor Nascimento (SEDEME)