SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Artesãos de municípios do Marajó conhecem o app ArteAma, desenvolvido pelo Governo do Estado

“Esse aplicativo foi o que nos trouxe de tão longe, mas nós viemos com uma perspectiva de vender mais, vender melhor, de fazer com que nossos produtos sejam vistos não só no Marajó mas no mundo todo, então essa é uma esperança muito grande, uma expectativa de nós possamos crescer cada vez mais”. Foi assim que a artesã Noemi Barbosa resumiu a importância do aplicativo ArteAma para ela e para o grupo de mulheres “Sementes do Quilombo”, que ela coordena. O grupo, cujas integrantes são da comunidade quilombola “Mangueiras”, em Salvaterra, fomenta as atividades de artesanato entre as mulheres que apostam nessa atividade uma forma de geração de renda.

Noemi foi uma das dezenas de pessoas que lotaram o salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Arari, no último sábado (6), para participar do evento de apresentação e treinamento sobre o uso do aplicativo, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). A programação, que se estendeu até domingo (5), incluiu, além da apresentação de todas as funcionalidades do app e detalhes da iniciativa ArteAma, o cadastro dos artesãos interessados em aderir à plataforma para passar a expor seus produtos de forma gratuita e 100% digital.

“A mulher, e principalmente a mulher da área rural, precisa muito desse apoio, do complemento de renda pela dificuldade que a gente tem de emprego porque, como estamos no espaço rural, isso é mais difícil, então iniciativas como esta são muito importantes para nós”, complementa Noemi.

Adesão  

Reunindo dezenas de artesãos de municípios como Soure, Salvaterra, Chachoeira do Arari, Ponta de Pedras e Santa Cruz do Arari, que atenderam ao chamamento do Governo do Estado e se mobilizaram em caravanas para participar massivamente do evento, o momento foi marcado pela adesão de mais de 100 artesãos à plataforma. Esses empreendedores agora contarão com o apoio do Estado na divulgação e comercialização de seus produtos. 

Durante o evento, além de uma demonstração de como funciona a plataforma, desde o cadastro até a publicação do item para venda, foram apresentados também os vários tipos de artesanatos que são produzidos no Marajó, com destaque para como o app poderá contribuir para o escoamento dessa produção. 

Carlos Paiva Ledo, secretário adjunto da Sedeme, falou sobre a satisfação de ver o interesse dos artesãos do Marajó em participar da iniciativa e o sucesso do evento.

“Ficamos muito felizes de comprovar o resultado desse projeto que é o entusiasmo e alegria com os quais esses artesãos recebem a notícia de que, agora, o Governo do Estado, através da Sedeme, os apoia, e de uma forma prática, com o fomento às vendas porque, afinal, é desse apoio que eles precisam para se manter e dar continuidade aos seus trabalhos. É por tudo isso que eu fico muito feliz em ver esse resultado e já entusiasmado com as próximas regiões que vão aderir ao aplicativo”, disse.

Pedro Nicácio, secretário de Cultura de Ponta de Pedras, destacou a importância do app para a economia criativa não apenas de um município, mas de toda a região. “O ArteAma é de grande importância porque o maior problema dos artesãos hoje é o escoamento da sua produção, seja em Ponta de Pedras ou no Marajó com um todo, 90% dos artesãos têm dificuldades para vender esses produtos e o ArteAma veio pra ser essa nossa ferramenta e apoio. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa. Eu mesmo sou artesão e sonhava há muito tempo com um aplicativo como esse, com algo que pudesse nos ajudar a escoar nossos produtos dentro e fora da nossa região. O aplicativo vai fomentar a economia criativa aqui porque no Marajó não temos grandes indústrias, temos o próprio Marajó pra vender”, explicou.

Jozelda Barbosa, professora e responsável por receber encomendas e administração das redes sociais do grupo “Sementes do Quilombo”, disse ainda que “o evento abriu os nossos horizontes, nossas mentes, fazendo com que ampliemos nossas vendas”. 

Carteira Nacional de Artesão

Na programação, também houve o cadastro, pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), para a emissão e a entrega da Carteira Nacional do Artesão, documento necessário para o reconhecimento do artesão como profissional autônomo, possibilitando emissão de notas fiscais, participação em exposições, feiras e eventos no Brasil e no exterior, entre outros benefícios. No total, mais de 100 cadastros para a emissão do documento foram realizados.

O app ArteAma está disponível para download nos dispositivos Android e iOS. Para baixar, basta buscar pelo aplicativo nas respectivas lojas ou acessar os links https://apple.co/3zm2vVS e https://bit.ly/ArteAmaAndroid

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também