SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Artesãos do ArteAma têm treinamento para novas tecnologias

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) realizou, na quinta-feira (7), mais um de seus cursos de capacitação destinados aos artesãos participantes do ''ArteAma''. O projeto oferecerá, em breve, vitrines digitais para que os profissionais possam divulgar  produtos e alcançar novos mercados de vendas, dentro e fora do Estado e também no exterior.

A estratégia consiste, principalmente, no desenvolvimento de um aplicativo que funcionará como um catálogo virtual, por meio do qual os artesãos cadastrados poderão exibir e comercializar produtos com alcance e visibilidade maiores.

O curso, promovido nesta quinta-feira, foi marcado por orientações sobre o uso de ferramentas digitais, incluindo redes sociais, estratégias de precificação e embalagem. Além disso, os participantes também receberam instruções sobre como se inscrever no app, por meio do site do projeto, e ainda foram orientados sobre como cadastrar os produtos à venda na loja virtual.

Na plataforma, os usuários poderão obter todas as informações necessárias para a compra, incluindo altura, largura, comprimento e estoque de produtos, que serão divididos por categoria como artigos religiosos, brinquedos de miriti, cerâmica, vestuário, objetos indígenas, entre outras.

Rafaela Pimentel, diretora de Projetos Estratégicos da Sedeme, explica que o intuito da Secretaria com o desenvolvimento do ArteAma é criar uma rede de apoio aos artesãos paraenses. “O objetivo do aplicativo é propiciar para o artesão um mecanismo, uma ferramenta atual e moderna de comercialização, então a nossa intenção através da implantação do aplicativo, que vai ser lançado ainda agora no mês de abril pelo Governo do Estado, é de que o artesão ganhe espaço no cenário nacional e internacional de comercialização de artesanato. Portanto, junto com o apoio da Seaster e a Sectet, a Sedeme está trabalhando para fortalecer a cadeia e artesanato do estado, propiciando através desse aplicativo, uma nova forma de comercialização”, disse.

Arlindo Oliveira, Mestre artesão e Presidente da Federação dos Artesãos do Pará, falou sobre o quão satisfatório é ver um investimento no trabalho dos artesãos paraenses se concretizar. “Trabalho com artesanato faz 52 anos, e o que vi hoje, me fez perceber que será algo muito importante para a classe dos artesãos, pois a comercialização dos nossos produtos é uma necessidade de todos nós. Buscamos isso já faz muito tempo, então somos muito gratos por essa colaboração do Governo do Pará, com a Sedeme e as demais Secretarias, por essa iniciativa tão abrangente”, afirmou.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também