Início » Noticias » Codec e Sedeme apoiam chegada de empreendimento no município de Barcarena

Em reunião realizada, em Barcarena, região metropolitana de Belém, representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), acompanharam a apresentação de projeto industrial da empresa Bravo Mineração, junto à prefeitura municipal, na quarta-feira (29). O projeto propõe instalação da mineradora na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Pará.

O encontro abordou a importância do empreendimento para a economia local e a viabilidade da ZPE, com um projeto robusto e consistente na verticalização mineral no Estado, atraindo empresas satélites para a região.

O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, falou da expectativa dos impactos econômicos positivos para a região. "Todo investimento é importante. Quando se trata de uma empresa que nos permite vislumbrar a viabilização da ZPE, ficamos ainda mais entusiasmados", afirmou Ogawa.

A Bravo Mineração, na condição de empresa-âncora do projeto, prevê um investimento inicial de 150 milhões de dólares na primeira fase do empreendimento, com início das operações previsto para 2026. Luís Azevedo, diretor geral da empresa, informou a criação de cerca de 2 mil empregos, entre diretos e indiretos, e o compromisso com o desenvolvimento local, de forma sustentável e social.

"Agora caminhamos para um passo importante, o envio do pedido de criação da ZPE ao Ministério do Desenvolvimento, com o apoio da CODEC, SEDEME e especialmente do governador Helder Barbalho", explicou o diretor da Bravo, Luís Azevedo.

A ZPE de Barcarena objetiva a exportação de produtos processados, a partir do seu parque industrial, oferecendo benefícios fiscais e tributários que devem tornar o Pará, ainda mais competitivo no mercado internacional. Com localização estratégica e infraestrutura favorável, a ZPE é vista como essencial para atrair empresas interessadas em exportar com maior eficiência, capacidade competitiva e atrativos fiscais.

“A instalação da Bravo Mineração, ao processar a matéria-prima mineral do estado, não apenas viabiliza a ZPE, mas também representa um avanço significativo na verticalização da produção mineral do Pará. O projeto é visto como uma conquista para as administrações públicas que, por décadas, buscaram um empreendimento com esse potencial transformador”, explicou o Diretor de Estratégias  e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, que também enfatizou: “O projeto ZPE de Barcarena é uma grande aspiração de todos os entes envolvidos com o desenvolvimento econômico do Estado, não apenas do setor público, mas fortemente do setor privado, contando com o apoio da Federação das Indústrias (FIEPA), Centro das Indústrias do Pará (CIP), Associação Comercial do Pará (ACP). Essa mobilização ganha maior envergadura, com o apoio da Prefeitura de Barcarena, tornando o empreendimento mais próximo de se tornar realidade trazendo benefícios econômicos duradouros para o estado e solidificando o Pará como um polo estratégico de exportação”.

Visita técnica - Após a apresentação do projeto, o grupo realizou uma visita à área de 370 hectares, destinada a receber a instalação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Barcarena, que receberá uma revitalização em seu pórtico, onde as futuras empresas interessadas em se instalar poderão se alocar.

A área foi escolhida estrategicamente devido à sua privilegiada localização, à margem da Rodovia PA-483, a 100km de Belém, com excelente logística de transporte, tanto rodoviária quanto marítima, face à proximidade do porto de Vila do Conde, o maior porto do Norte do Brasil, com acesso à energia, água e telecomunicações, o que garante um destacado diferencial competitivo e uma conexão eficiente para o escoamento da produção, especialmente para o exterior, reforçando o potencial da ZPE como um competitivo hub de exportação.

Texto Agência Pará/ Ascom/Codec

30/08/2024