SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Comunidades de São Miguel do Guamá terão obras para instalação de energia elétrica

O governador do Estado, Helder Barbalho, assinou, em agenda pública no município de São Miguel do Guamá, nesta sexta-feira (24), a autorização para o início de obras de implantação de sistemas de energia elétrica em cinco comunidades da área rural de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense. Ao todo, 188 famílias que vivem nas comunidades Vila Bela Vista, CRQ Canta Galo, Ramal do Bacuri, Ramal Itabocal, Ramal da Viúva, Vila São Jorge e Vila Sete de Setembro serão beneficiadas. 

As obras, que fazem parte do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), gerenciado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), preveem a instalação de 30,55 km de rede monofásica, 2,09 km de rede bifásica e 6,25 km trifásica, com investimentos superiores a R$ 2,5 milhões.

Com as obras, o objetivo do Governo do Pará, por meio da Sedeme, é garantir a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos locais e contribuir com o empreendedorismo, uma vez que o novo sistema de energia garantirá a viabilidade de armazenamento e verticalização da produção existente na região com de uma rede energia constante e de qualidade.

“Hoje nos estamos aqui junto com a prefeitura inaugurando a orla de São Miguel e trazendo investimentos de pavimentação de ruas, eletrificação rural, abastecimento de água, títulos de terra e cadastro ambiental rural, trabalhando pela cidade e pelas comunidades mais distantes. Vamos continuar olhando por São Miguel para que essa cidade possa continuar crescendo e se desenvolvendo firmando aqui o compromisso do Governo do Pará com São Miguel do Guamá”, disse o governador Helder Barbalho. 

Eduardo Pio X, prefeito de São Miguel do Guamá disse estar grato à gestão estadual aos benefícios entregues à população. “Uma honra hoje poder receber o nosso governador em São Miguel do Guamá quando estamos inaugurando e devolvendo à nossa população a nossa orla totalmente revitalizada, uma praça totalmente revitalizada, o nosso centro cultural totalmente revitalizado e também entregando diversos benefícios para a nossa população por meio do governo do Estado, como títulos de terra, ambulâncias, tratores, viveiros de mudas para as nossas comunidades rurais. Enfim, são muitos benefícios do governo para o nosso município, que está em festa e agradece ao governador”, disse. 

Compromisso 

José Fernando Gomes Junior, secretário da Sedeme, destaca a relevância do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS) para beneficiar a população do Pará. “Uma das competências da Sedeme é levar energia elétrica, prioritariamente às áreas rurais deste estado, mas estendendo isso a comunidades adjacentes, pois entendemos que só se faz desenvolvimento econômico com a garantia das melhores condições de produzir e empreender, e energia elétrica é um recurso básico para que isso possa ocorrer. Hoje autorizamos obras para cinco comunidades e atingimos o número de 82 obras de energia elétrica autorizadas desde o início da gestão, reforçando nossa seriedade e compromisso”, explicou. 

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também