SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Dia do Feirante: Governo do estado apresenta o aplicativo Ver-a-Feira

Plataforma pretende aproximar clientes e feirantes por meio da inovação tecnológica, e assim, aumentar a possibilidade de vendas em feiras e mercados do Estado

Há quase 50 anos trabalhando como feirante, João Ferreira, de 70 anos, considerou esta terça-feira (24) como uma data especial. Ele é um dos 3 mil trabalhadores que estão sendo beneficiados pelo Governo do Estado com equipamentos que poderão ser utilizados nos seus empreendimentos. A entrega oficial dos itens ocorreu pela manhã, no estacionamento da feira do Ver-o-Peso e contou com a participação do governador Helder Barbalho.
 Para o feirante, os utensílios e eletrodomésticos como freezer, geladeira, fogões, panelas, balança entre outros, serão de uma importância muito grande, principalmente por conta das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus. 
Foram entregues 100 freezers, 50 fogões de duas bocas e 50 de quatro bocas, 120 unidades de balança digital, 80 panelas de pressão, 80 panelas de 20 litros e mais 80 de 22 litros, 80 conchas e 80 escorredores para 362 feirantes do Ver-o-Peso. 
Essa é a primeira leva dos 33 mil equipamentos que serão distribuídos no total para os feirantes da Grande Belém. Os investimentos nas feiras livres, como ressaltou o governador Helder Barbalho, irão resultar na oferta de melhores produtos aos consumidores, uma vez que os locais estarão equipados adequadamente o que permitirão aos feirantes terem melhor condições de trabalho.
O governador começou a sua fala, no ato da entrega dos itens, parabenizando a todos os feirantes pelo seu dia que será comemorado nesta quarta-feira (25). “Nossa finalidade é reestruturar as feiras e mercados do nosso Estado e assumimos esse compromisso com esses trabalhadores e estamos cumprindo. Parabéns a todos os feirantes pela importância do trabalho de vocês”, ressaltou o governador. 
 
“Isso é um compromisso do Governo do Estado junto aos feirantes de Belém em que se começa uma etapa para beneficiar mais de 3 mil trabalhadores”, ressaltou o coordenador do Instituto Ver-o-Peso, Manoel da Silva Rendeiro, conhecido popularmente por Didi. Ele explicou que antecedendo a entrega dos equipamentos, houve a etapa de capacitação dos feirantes através de cursos para melhorar mais ainda o atendimento junto ao consumidor, que agora, como ressaltou Didi, passará a contar com uma plataforma digital para poder fazer seus pedidos sem a necessidade de ir até o local de compras.
“Sem precisar sair de casa. A dona de casa a partir de agora, vai poder ter o Ver-o-Peso na palma da sua mão para poder comprar peixe, hortifruti, comprar refeição e falar com as nossas erveiras, também”, anunciou.
 
APLICATIVO DE VENDA ONLINE (VER-A-FEIRA)
 
O empreendedorismo digital chegou às feiras da capital paraense e o projeto piloto do aplicativo para vendas online em feiras e mercados do Estado do Pará irá avançar para outros municípios dando ênfase e publicidade a produtos regionais típicos de cada região. 
O empresário Rafael Dahas é o desenvolvedor do APP através de sua empresa, Dahas Consultoria e Inovação. Segundo Dahas, a plataforma eletrônica ainda será lançada e vai servir como um novo elo entre o feirante e o cliente. “O aplicativo trabalha com sistema de e-commerce, onde são feitos os pedidos que estão disponíveis no cardápio de cada usuário, classificando seu nicho e atuação de mercado e vai, de uma forma objetiva e coerente, chegar até o consumidor”, explica o desenvolvedor do app.
Além disso, o app conta com uma inteligência artificial, um robô que vai interagir com o usuário e o feirante de forma sugestiva e humanizada no item  “Fale com a xepa” do aplicativo. O “Ver-a-Feira” terá, também, histórias, curiosidades e diversos tipos de entretenimento disponíveis aos usuários, reforça o empresário. 
 
 
A criação do app é uma iniciativa do Instituto Ver o Peso com apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que tem o objetivo de capacitar os feirantes e integrá-los no mercado de trabalho com maior ênfase nos meios eletrônicos de comercialização digital e delivery. Fazem parte do projeto o Instituto Ver-o-Peso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Sebrae e Banpará. 
O Projeto Ver-a-Feira vai se estender por todo o estado do Pará e a plataforma já está em fase de expansão para replicar em outros municípios.

Veja Também