SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Espaço São José Liberto realiza Exposição inspirada em obra de Dalcídio Jurandir

“B’elém de Alfredo”, é o nome da exposição assinada pelo designer paraense, José Leuan, que lançou a coleção de joias e produtos de moda autoral, neste mês de junho, no salão de exposições do Espaço São José Liberto, em Belém. 

A coleção apresenta um repertório com 42 peças, sendo 21 joias e 21 acessórios de moda, tendo como matéria prima: madeira, latão, prata e pedras preciosas e o incremento de técnicas de ourivesaria artesanal. 

O repertório criativo, foi construído a partir da estética do olhar do personagem Alfredo, do livro "Belém do Grão Pará” de Dalcídio  Jurandir.  Alfredo é o personagem central, um garoto que veio do interior em busca de estudo na cidade grande. E é neste ambiente imaginário e real, vivenciado por muitos paraenses em busca de novas trajetórias, que José Leuan fez suas imersões criativas, gerando formas e cores nos seus produtos de moda e joias artesanais.

A exposição “B’elém de Alfredo”  apresenta outras particularidades criativas, o evento conta com a ambientação de imagens de autoria da ilustradora, Thalyne Chrystina, além de recortes de textos da própria obra de Dalcídio Jurandir.

Uma oportunidade rara para realizar uma imersão criativa na obra literária paraense, a partir do encontro de três linguagens artísticas: a literatura, o design e as artes visuais.

Com vistas a assegurar maior acessibilidade ao público, a Exposição de Joias e Acessórios de Moda "B’elém de Alfredo", conta com QR Codes em todo o percurso expositivo e o visitante poderá escutar a narração dos trechos do livro que inspirou a mostra.

A Coleção exposta, tem a curadoria da designer paraense Rosângela Gouvêa, também diretora criativa das Coleções de Joias de Nazaré, do Programa Polo Joalheiro do Pará.

Para o designer José Leuan, um dos objetivos da exposição, é a valorização das obras deste renomado autor paraense, de grande relevância para a literatura e cultura do Pará. “Dalcídio se destaca por ser um autor de raízes e origens ligadas ao Marajó. Retrata em suas obras, a cultura do homem amazônico, demonstrando as sutilezas das relações entre as pessoas deste território caracterizando os olhares, andares e fazeres”, afirma o designer.

O projeto da coleção, exposição o "E- book", construído com recortes dos textos do livro, ilustrações, fotografias das peças, é vencedor do edital em Designer e Moda da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT).

A exposição é uma iniciativa apoiada pelo Governo do Estado do Pará, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (SEDEME), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA) e Secretaria de Cultura do Estado (SECULT).

Serviço:   

Exposição “B’elém de Alfredo" - Joias e Acessórios de Moda by José Leuan

Período: A exposição encerra dia 04/07/2021
Local: Espaço São José Liberto - Salão de Exposição
Horário: terça-feira a sábado das 10h às 18h
Horário: Domingo e Feriados: das 10h às 14h

Texto: Igor Fonseca (Ascom/Sedeme)

Veja Também