SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Estado participa da Feira de Negócios e incentiva o cooperativismo no Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), participa ativamente da 2ª edição da Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (Fencoop). O evento, cujas atrações incluem produtos da agricultura familiar, artesanato regional, energia solar e condições vantajosas de crédito, foi aberto oficialmente nesta terça-feira (26), na Estação das Docas, em Belém, e prossegue até a próxima quinta (28).

A participação inclui rodada de negócios e atendimentos ao setor cooperativista no estande da Secretaria, além de palestra sobre as principais ações da Sedeme na área, que inclui a coordenação do Conselho Estadual do Cooperativismo do Pará, órgão que reúne 10 instituições e tem o propósito de apoiar as políticas voltadas ao setor cooperativista no Estado, estimulando a geração de novos negócios.

“Para nós, do governo do Estado, por determinação do governador Helder Barbalho, é motivo de muito orgulho estar aqui na Feira do Cooperativismo, principalmente pela relevância desse setor para a economia e pela parceria existente com o governo do Estado. Por meio da Sedeme, criamos o Conselho do Cooperativismo e temos apoiado esse setor de forma decisiva com crédito e, mais do que isso, temos atuado nos quatro cantos do Estado com ações como o ‘Parcerias pelo Pará’ e ‘Na Fábrica’, entre muitas outras. Portanto, para nós é de fundamental importância essa retomada do evento presencial, para que possamos gerar emprego, renda e negócios”, explicou o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior.

Na edição atual, cujo tema é “Cooperativismo Fortalecendo Negócios”, o evento tem entre seus principais objetivos promover o reconhecimento do cooperativismo pela sociedade paraense, destacando sua influência positiva para a economia estadual. Além disso, as cooperativas no Pará apresentarão produtos e serviços, e o modelo cooperativista como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico.

Incentivo do Estado - Ernandes Raiol, presidente da OCB/PA, destacou as novidades do evento e a importância do apoio do Estado ao evento. “A 2ª Fencoop vem trazer novidades, desenvolvimento e crescimento para as cooperativas. São mais de 51 expositores em três dias de evento, trazendo produtos diferenciados, livres de produtos químicos, e também rodadas de negócios com empresas do Pará e de fora. Portanto, é uma feira inovadora que irá dar um novo gás para o setor, colocando os produtos das cooperativas no mercado. O incentivo do governo para essa feira é tudo o que as cooperativas precisam, porque o incentivo é fundamental, tanto para as pequenas quanto para as grandes, e é disso que precisamos”, informou. 

Promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop/PA), o evento deverá gerar mais de R$ 2 milhões em negócios e receber aproximadamente 10 mil pessoas, segundo estimativas da OCB.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também