SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Estado realiza Mini Festival do Chocolate, Flores e Joias da Amazônia

Nesta sexta feira (6), o Governo do Pará, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), realizou a abertura da edição especial de Dia das Mães do Mini Festival de Chocolate, Flores e Joias.

A iniciativa, que começou em 2019, foi criada com o objetivo de fomentar as vendas dos itens em épocas sazonais, além de oportunizar mais visibilidade e espaço aos empreendedores paraenses, com foco na regionalidade. Nesta edição, 21 produtores e comerciantes familiares de flores, joias e chocolates estão expondo seus produtos em meio a uma programação que conta com oficinas de buquês de flores, de chocolates para crianças e mães, teatro infantil e muito mais.

O secretário adjunto da Sedap, Lucas Vieira, falou sobre como é valoroso dar destaque para os segmentos do projeto e antecipou o próximo evento que será organizado. “O mini festival cobre cadeias muito importantes para o Estado, e como cacau representa o estado do Pará, é com muita satisfação que damos início uma programação bem extensa para a família inteira, principalmente pelo dia das mães, e com uma edição que antecede o grande festival que costumamos realizar no mês de setembro”, comentou.

José Fernando Gomes Júnior, titular da Sedeme, informa que a decisão pela retomada dos eventos considerou, principalmente, a necessidade de apoio aos produtores do Estado, que foram fortemente impactados pela pandemia. “O nosso papel na Sedeme é promover a movimentação econômica em todo o Estado e os Mini Festivais são um exemplo de como isso ocorre na prática, reunindo produtores de chocolate, flores e joias e dando visibilidade a eles, colocando-os na vitrine e proporcionando intensificação das vendas. Esse é o nosso papel”, explica.

Apoio - Júlia Mendes, designer e produtora de joias que trouxe o seu negócio para a edição de Dia das Mães, falou sobre o significado da sua participação e como o seu produto está  alinhado à temática de dia das mães. “Falar de mãe é uma grande inspiração e minha coleção foi feita com corações de pérolas representando todo esse carinho e aconchego das mães, que independente de quantos filhos tenham, sempre estão todos dentro de um único coração. Por isso, tentei passar para a peça todo o sentimento maternal e de amor incondicional, batizando-a com o nome Amor e Afeto”, detalha.

A designer enfatiza, ainda, importância do festival para o seu negócio. “Sempre participo de todas as ações que são voltadas para as joias e design, pois, todas essas ações são de extrema importância por conta da divulgação da cultura e do nosso trabalho também, então para mim, é de uma relevância enorme participar disso e contar com o apoio do Governo”, afirma. 

A edição Dia das Mães do Mini Festival iniciativa conta com o apoio institucional do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado (Simineral), Universidade da Amazônia (Unama), Fundacão Cultural do Pará (FCP), Companhia Têxtil de Castanhal e Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). 

O evento segue até as 18h desta sexta-feira (6) e conta com programação neste sábado (7) das 10h às 18h, e no domingo das 10h às 14h. A entrada é franca.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também