Início » Noticias » Gastronomia, música e talento marcam Festival ‘Tempero de Origem’, neste sábado e domingo

O Festival ‘Tempero de Origem’ aberto oficialmente neste sábado (26), em Belém, oferece uma ampla programação cultural e gastronômica, até este domingo (27), no Parque da Residência, na avenida Governador Magalhães Barata, nº 830, no bairro de São Brás, em Belém.

O evento do Governo do Pará, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), tem o apoio de da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade da Amazônia. A 3ª edição tem atrações gastronômicas e a presença de conceituados chefs em aulas de cozinha-show, palestras, e, ainda, artistas e a produção alimentar do empreendedorismo local.

Com a proposta de fomentar o turismo, os negócios, a cultura e a sustentabilidade, o evento traz produtos das mais diversas regiões do Estado, entre elas o Marajó, Bragança, Santarém, Abaetetuba, São João de Pirabas, Ilha do Combu e Tomé-Açu, entre outras, com exposições de produtos de origem amazônica e comercializações.

Na abertura do festival, no início da tarde deste sábado, a presença desses produtos de origem paraense foi destacada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. “Queremos dizer que é um prazer para Sedeme fazer parte deste evento, porque, para nós, desenvolvimento econômico é quando você dá a oportunidade aos produtores para que eles tenham a oportunidade de comercializar e também de falar de seus produtos e serviços", afirmou a coordenadora de Mercado da secretaria, Luciana Ferrera, representando o titular da pasta, José Fernando Gomes Júnior.

"Aqui estamos prestando atendimentos aos expositores, com a nossa equipe da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, e também apoiando a área de Indicações Geográficas (IG) e Marcas Coletiva (MC), dentro do Teatro Gasômetro, resultado de um trabalho de qualificação que oportunizou a vinda de produtores como da farinha de Bragança, do Queijo do Marajó, entre muitos outros, reconhecidos com IG, além de itens com potencial de reconhecimento e, portanto, mais valorização”, acrescentou Luciana Ferreira.

No total, são oito estandes apoiados pela Sedeme, sendo sete dedicados a multiprodutos, em uma ação que beneficia mais de 30 produtores de diversas regiões de Integração do Estado.

"Essa é uma iniciativa muito bonita que só fica completa com a presença de quem valoriza a nossa cultura alimentar e os nossos produtos de origem amazônica, porque isso é resultado de uma parceria. Nós estamos na terceira edição, melhorando a cada novo festival, sempre trazendo mais gente junto, garantindo a representatividade dos empreendedores, por isso agradeço a Abrasel por essa força imensa de mobilização dos empreendimentos gastronômicos, à Unama, à Setur à Sedeme ao Sebrae, e demais parceiros, porque estamos muito felizes com os resultados desse festival que só existe porque pensamos juntos e realizamos juntos”, destacou a secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal.

Titular da Setur, o secretário André Dias agradeceu a presença do público e ressaltou a importância das parcerias institucionais para a realização do evento. “Ficamos muito felizes de estar aqui no Tempero de Origem e de ver esse público aqui, pessoas que vieram aproveitar, prestigiar e homenagear a nossa produção familiar e a nossa gastronomia, por isso quero agradecer muito a parceria de todas as secretarias e instituições envolvidas, a todas as equipes que se dedicaram muito para que o evento fosse concretizado. Importante destacar aqui a presença dos restaurantes, produtores, chefs e palestrantes que vieram de várias áreas diferentes do nosso estado, para expor e comercializar os seus produtos. Afinal, o nosso objetivo é esse, que as pessoas conheçam os produtos da nossa terra para que a gente possa valorizar isso e consumir cada vez mais”, disse.

Apoio - Com a articulação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 16 produtores locais estão expondo seus produtos de origem amazônica, como queijos, licores, doces, sucos, farinhas, chocolates, geleias, dentre outros. Além disso, 10 restaurantes selecionados pela Abrasel também participam do Festival com pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento, usando ingredientes locais.

“Fazemos esse trabalho para que as famílias venham pra cá, se divirtam, ao mesmo tempo em que damos oportunidade de mercado para os produtores. Essas pessoas das quais o público está consumindo os produtos hoje e amanhã, são pessoas que estão plantando, colhendo e produzindo no Pará, portanto aqui estamos oferecendo oportunidade, trazendo ainda o conceito ‘do campo à mesa’, o que também faz muita diferença”, explicou o superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno Júnior.

Além da exposição e comercialização de produtos, a programação também conta com palestras e aulas de Cozinha Show, com a participação de chefs de todo o Pará. As atrações artísticas confirmadas são a Cia de Teatro Luzes, com o espetáculo ‘A Lenda da Espada de Prata’, samba com Ruth Costa, Felix Robatto, contação de histórias com Adriana Cruz e ainda shows com João da Hora e Lucinha Bastos.

Entre as instituições parceiras que colaboram com a realização do evento estão a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), Universidade da Amazônia (Unama), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev).

SERVIÇO

A programação do Festival "Tempero de Origem" segue até este domingo (27), das 10h às 21h, no Parque da Residência, na avenida Governador Magalhães Barata, nº 830, no bairro de São Brás, em Belém.

Por Igor Nascimento (SEDEME)