SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Governo autoriza R$1,3 milhão para implantação de sistemas de energia elétrica em comunidades de Mojuí dos Campos

O governador do Estado, Helder Barbalho, assinou, durante agenda pública no município de Santarém, na última quarta-feira (20), autorizações para o início de obras de implantação de sistemas de energia elétrica no município de Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas. As obras consistem na implantação de 9,52 km de rede bifásica e 12,9 km de rede monofásica nas localidades, beneficiando um total de 103 famílias das comunidades Jatobá, Sempre Verde e Castanheira, com investimentos totais orçados em mais de R$1,3 milhão.

A iniciativa integra as ações do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), do Governo do Estado, que tem o objetivo de viabilizar a expansão do sistema elétrico em áreas de interesse social para apoiar o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões do Estado. Operacionalizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o programa já conta com mais de 88 obras em andamento em mais de 40 municípios paraenses, beneficiando pelo menos 6 mil famílias por todo o Pará.

Segundo o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, as obras do PIS cumprem um papel importante na construção de um estado mais desenvolvido e que atenda os anseios dos seus cidadãos. “O Programa de Inclusão Socioeconômica tem um papel importantíssimo no Estado porque é por meio dele que estamos conseguindo levar, por determinação do governador Helder Barbalho, energia elétrica para os quatro cantos do estado. Desde o início da gestão até o momento, já contabilizamos excelentes resultados com o programa e o objetivo é alcançar cada vez mais regiões, intensificando a presença do Governo, por meio da Sedeme, nas diversas localidades”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, as obras autorizadas pelo chefe do Executivo Estadual para comunidades de Mojuí dos Campos serão essenciais para as famílias que lá vivem e para a região como um todo. “Este é mais um gesto do governador em prol do bem-estar da população paraense. Não há desenvolvimento econômico sem qualidade de vida e condições de produzir e empreender, e com energia elétrica de qualidade garantida, isso se torna mais viável, mais próximo da realidade das pessoas, portanto, esta é mais uma entrega do governo que reforça o seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico agora beneficiando mais essas 103 famílias de Mojuí dos Campos e toda a região”, completou José Fernando.

Além de efetivar obras de implantação e expansão das redes, a Sedeme também realiza de forma contínua ações de sensibilização junto às prefeituras, abordando os critérios para a solicitação de obras para novas redes e para o fortalecimento das já existentes, além de vistorias e fiscalizações das ações já iniciadas no âmbito do Programa.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também