SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Governo do Pará, por meio do Terpaz, entrega certificado para participantes de curso de manipulação de alimentos

Foco da capacitação é aumentar as possibilidades de ingressar no mercado de trabalho 

Os cuidados com higiene pessoal, de utensílios e armazenamento de produtos na cozinha são o foco do curso “Boas Práticas para a Manipulação de Alimentos” promovido pelo Governo do Estado, por meio da Sedeme e Terpaz, em parceria com a Unama. O objetivo da capacitação, realizada nesta quarta-feira (22), é oportunizar às participantes uma nova possibilidade de inserção no mercado de trabalho, visto que o este curso é uma exigência da Vigilância Sanitária para estabelecimentos que trabalham com produção de alimentos. 

A aula foi ministrada pela professora do curso de gastronomia da Unama e coordenadora de mercado da Sedeme, Luciana Ferreira. Após a capacitação, as participantes receberam o certificado e puderam conhecer os laboratórios de gastronomia da universidade. De acordo com a professora, ter essa certificação é um fator que ajuda na busca por uma vaga de emprego. “Uma vez que ela já tenha o curso, é um dia a menos de trabalho que o potencial contratado vai ter que perder por conta de estar fazendo um curso na Vigilância Sanitária. Então, o objetivo do nosso curso é dar o certificado com o conteúdo, dentro do que é exigido pela legislação”, explica.   

  A voluntária do Terpaz Maria Elsa já trabalha há doze anos com refeições. No entanto, com a pandemia de COVID-19 precisou parar. Agora, novos objetivos surgiram a partir desta capacitação. "Tô querendo abrir um carro de lanche. Então, fazer esse curso já me ajuda muito na questão da manipulação do alimento, ou seja, vai aprimorar mais o meu trabalho”.

Já a pedagoga Maria Nicilene é especialista em educação especial e soube da programação por meio do Programa Territórios pela Paz. Para ela, a participação no curso é mais um passo para trabalhar com produção de alimentos. “Eu penso em mais tarde trabalhar com crianças. Então é importante estar vigilante e o cuidado com o alimento, como guardar e prepará-los. Essa é a minha preocupação”, revela. 

Todo o trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, por meio do Terpaz, é uma estratégia de geração de emprego e renda para as participantes. "Para nós, que temos o papel de desenvolvimento econômico, é fundamental propor esse tipo de curso onde é estimulado o empreendedorismo, que é libertador para a pessoa que consegue gerar uma renda maior pra casa e não ficar tão suscetível à empregabilidade que hoje em dia está tão escassa”, afirma a secretária adjunta da Sedeme, Anadélia Santos. 

 100% dos participantes inscritos no curso de “Boas Práticas para a Manipulação de Alimentos” eram mulheres. Segundo a secretária, isso é reflexo de uma busca maior de mulheres por espaço no mercado de trabalho. “Desenvolvendo economicamente essas mulheres a gente empodera, fortalece, para que elas sejam independentes financeiramente, gerem renda  familiar e consigam trilhar um caminho de sucesso e independência".

 

De acordo com a organização do Programa Territórios pela Paz, está prevista a realização de mais um curso, no mês de outubro, voltado para o Desenvolvimento de Negócios de Alimentação e Gastronomia. 

 

Texto: Estagiário Allam William, com supervisão do jornalista Igor Fonseca

Fotos: Allam William

 

Veja Também