Início » Noticias » Governo incentiva rodada de negócios no lançamento do Fruit Amazon Business Meeting

Evento será na modalidade online e permitirá a participação de empresas e de potenciais investidores de qualquer local do planeta

Inserir a Amazônia Legal na rota das rodadas internacionais de negócios foi o principal objetivo da cerimônia de lançamento da Fruit Amazon Business Meeting, transmitido ao vivo pela internet na noite desta segunda-feira (08). O evento ocorrerá entre os dias 1º e 3 de dezembro próximo, e é uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Apex-Brasil, Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Sebrae, e conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e do Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados do Estado do Pará (Sindifrutas).

Para o presidente, em exercício, da Fiepa, Marcos Marcelino Moreira, buscar o fortalecimento produtivo e de exportação das frutas amazônicas para o mundo é um interesse não apenas para o setor agroflorestal, mas também para diversas cadeias produtivas da região.

“Estamos em um momento importante para o crescimento econômico da Amazônia Legal, com a possibilidade de fechar negócios grandes com diversos países. A região Norte, em especial, o Pará, oferece frutos únicos para o mundo graças a nossa incrível biodiversidade”, afirma o presidente, em exercício da Fiepa.

O desenvolvimento das áreas municipais e das populações amazônicas também está no radar do Fruit Amazon Business Meeting. Para o diretor de Atrações de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, trabalhar com indústrias e municípios é o direcionamento mais eficaz para facilitar a implantação de novas empresas na região.

“A Codec dialoga diretamente com prefeituras, empresas e comunidades para oferecer sempre as melhores condições aos investimentos, mas também pensando na empregabilidade, desenvolvimento e sustentabilidade no Estado, e isso é uma causa que beneficia a todos”, comemora Manoel Ipiapina, da Codec.

Segundo o secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, a troca de conhecimento e experiência ofertada no evento possibilita o estreitamento de laços, conectando as capacidades técnicas e gerenciais para o desenvolvimento do cenário agroflorestal da Amazônia Legal. “Tenho certeza que neste evento de dezembro, teremos um ambiente de negócios propício para a indústria da fruticultura” afirma Carlos.

Açaí – Entre as diversas frutas exclusivas da região amazônica, o açaí recebe grande destaque devido a sua boa aceitação global. E para a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiepa, Cassandra Lobato, as palmeiras de açaí garantem o sustento de milhares de famílias que trabalham de forma sustentável em grandes áreas.

“Preservar as nossas florestas de açaí de forma sustentável garante que várias gerações de uma família tenham sustento. E com o crescimento das indústrias e suas tecnologias, atualmente podemos gerar renda até do caroço do fruto, que se reciclado de forma correta, se transforma em carvão vegetal e até mesmo em insumo para concreto”, explica Cassandra Lobato.

Prevenção – Toda a programação do Fruit Amazon Business Meeting será virtual, a ação permite que possam participar empresas e potenciais investidores de qualquer local, além de seguir corretamente as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. As diversas rodadas de negócios serão transmitidas através de uma plataforma exclusiva e vão durar em média 30 minutos.

SERVIÇO

As inscrições vão até o dia 22 de novembro e podem ser feitas por link, acesse aqui.

Tmbém é possível se inscrever pelo site do Sistema Fiepa (www.fiepa.org.br).

As inscrições são gratuitas para empresas sindicalizadas do Sistema Fiepa, participantes do Peiex ou indicadas pelo Sebrae no Pará. Demais empresas pagam taxa de R$ 200,00. Ao todo, serão selecionadas 30 empresas locais que poderão apresentar seus produtos a 10 compradores internacionais de países que integram o eixo da América do Norte, União Europeia e Arco Norte, principais mercados com interesse em produtos do setor da indústria da fruticultura amazônica.

*Texto de André Moura (Ascom Codec)