SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Mesa redonda com governadores da Amazônia Legal promove debate sobre economia sustentável

Evento discute o Plano de Recuperação da Amazônia Legal para desenvolvimento das áreas ambiental, econômica e social nos estados

Debater o papel das empresas e do setor público na recuperação verde da Amazônia Legal para o fortalecimento da economia verde e promoção de novos negócios, voltados para as políticas de desenvolvimento sustentável. Esse foi o objetivo do CONECTA SEBRAE 2º AGROLAB AMAZÔNIA, realizado virtualmente, que promoveu uma mesa redonda entre Governadores e Representantes do Setor Privado, nesta quarta-feira, 15. 

O tema do evento, neste ano, foi a Convergência pela Recuperação Verde da Amazônia Legal e durante o Fórum cada representante governamental apresentou estratégias relacionadas ao Plano de Recuperação, lançado pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, em julho deste ano. 

Para a Gerente Sênior de Sustentabilidade, Biodiversidade e Amazônia da Natura & CO, Priscila Mota, algumas causas precisam ser priorizadas pelos estados da região. “Hoje, a gente vê a perda de biodiversidade de uma forma tão contundente e, também, todas essas taxas de desigualdade social que estão atreladas a essa discussão que a gente está fazendo aqui. Então, a gente entende que só em rede mesmo, com esse movimento que estamos fazendo na Amazônia, há 20 anos, é que conseguimos dimensionar e alavancar essa estratégia”, explica. 

Já o Vice-Presidente Diretor de Sustentabilidade da Ambev, Rodrigo Figueiredo, destaca que todo o trabalho desenvolvido na região amazônica deve ser feito com responsabilidade. “Temos a Amazônia como a grande área no Brasil ainda preservada e que tem muita riqueza para ser tratada por uma agricultura de desenvolvimento sustentável. E acho que o governo, as empresas, a sociedade civil podem trabalhar de forma coordenada e inteligente, trazendo muito desenvolvimento do jeito correto”.   

Além do Governo do Pará, participaram do evento governadores, vice-governadores e secretários dos estados do Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Tocantins, Acre e Amapá. Já a lista de empresas convidadas era composta por Natura, Ambev, BYD Brasil, JBS e Ciclo Cairu.

De acordo com o Diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD Brasil, Adalberto Maluf, a empresa, que trabalha com energia limpa e renovável, vê o fórum como uma possibilidade para colocar em prática iniciativas benéficas para a região amazônica. “Se a gente entregar cada vez mais projetos sustentáveis, a gente pode ter resultados muito emblemáticos. Então, a energia limpa e renovável, mais barata, é um dos nossos potenciais. Cada vez mais a gente acredita na importância da energia solar fotovoltaica e de todos esses temas que a gente tá discutindo como um motor para o desenvolvimento da Amazônia”, revela. 

O Governo do Estado do Pará foi representado, no evento, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando Gomes Junior. “Falamos justamente sobre tudo que está acontecendo no estado do Pará, como o projeto do nosso governo, capitaneado pelo governador Helder, “Carbono Neutro - A jornada para o desenvolvimento socioeconômico, a partir das atividades ambientais”. Tudo isso, para que a gente gere mais emprego e renda para a nossa sociedade”, conta o titular da Secretaria. 

O Secretário José Fernando, também, fez um convite para o Fórum de Bioeconomia que ocorre nos dias 18, 19 e 20, deste mês, no estado do Pará. É a primeira vez que o evento é realizado fora da Finlândia.

Veja Também