SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Moradoras da Cabanagem concluem curso de artesanatos em juta na UsiPaz

Em continuidade ao projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) e o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), foi encerrado na sexta-feira (25) o curso sobre artesanatos e artefatos em juta, para confecção de kit de sacolas. Todas as participantes receberam o certificado.

A capacitação, realizada na Usina da Paz (UsiPaz) da Cabanagem, em Belém, moradoras do bairro aprenderam sobre corte, modelagem e costura de sacolas em juta (fibra natural), durante quatro dias de aula totalmente gratuitas, ministradas por representantes da CTC.

O objetivo da iniciativa é contribuir com a geração de emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando inclusão social e garantia de subsistência a partir do que foi ensinado.

Participante do curso, a pedagoga e artesã Lúcia Rosa disse que o "curso foi de muita importância, pois eu venho de um período de ansiedade, onde não fazia nada envolvendo artesanato durante dois anos. O curso veio como um suporte, que irá me ajudar muito. Aprendi bastante com as instrutoras que são muito pacientes, e nos deram apoio como artesãs, e isso com certeza só irá melhorar a vida de cada aluna. Eu nunca havia trabalhado com uma máquina de costura antes, mas hoje eu saio do curso com oito bolsas feitas. Para mim foi impressionante. Só tenho a agradecer pelas instrutoras, tanto pelo apoio profissional quanto pelo pessoal".

Rede de apoio - Segundo Márcio Alfredo, coordenador do TerPaz na Sedeme, a intenção do curso é criar uma rede de apoio aos participantes com o conhecimento que foi ensinado. "O curso de kit de bolsas e sacolas em juta é um dos cursos programados em 2022 na parceria da Sedeme com a CTC. É sempre bom ver mulheres chefes de família se profissionalizando ou se especializando para auferir mais rendimento para sua família. A Sedeme vê isso com a satisfação de estar cumprindo a meta que ela se propôs a atingir dentro do Programa TerPaz", ressaltou.

Sobre a parceria entre as entidades, Rita Queiroga, supervisora de Produção da CTC, disse que “estamos nessa parceria com a Sedeme, através das Usinas, promovendo o curso de corte e costura de bolsas e artefatos de juta. Eu vejo aqui um trabalho muito gratificante para as pessoas da região e do bairro. É impressionante ver a animação das alunas, o envolvimento e a criatividade durante o curso. Você consegue ver a fineza e os detalhes de cada peça, e isso dá mais empolgação para elas. Daqui elas vão conseguir uma renda, pois o objetivo do curso é promover conhecimento e educação. Nós, da CTC, ficamos extremamente felizes de estar participando desse projeto. A nossa expectativa é atender todas as usinas, simultaneamente", informou.

Texto: Lucas Sousa e Igor Nascimento – Ascom/Sedeme

Veja Também