SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Moradoras do entorno da UsiPaz Benguí concluem curso de empreendedorismo

As participantes assistiram às aulas sobre gestão do tempo e ordem, formação de preços, noções de marketing e produção de cupcake

Dezenove mulheres, com idade entre 14 e 24 anos, moradoras do entorno da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, concluíram na sexta-feira (19) o Curso “Empreendedorismo Feminino: Despertando Empreendedoras”, realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial do Pará (CME).  Ao final do curso, as participantes receberam certificados, além de eletrodoméstico (liquidificador) para auxiliar na produção de pães e doces.

Participantes do curso promovido pela SedemeA capacitação, iniciada na última quarta-feira (17), ofereceu aulas de empoderamento e autorresponsabilidade, gestão do tempo e ordem, formação de preços e buscar parcerias, noções de marketing, desenvolvimento de negócio prático em comércio de alimentos, como apresentar seu projeto e aula prática para produção de cupcake.

Com objetivo capacitar e incentivar o empreendedorismo feminino no mercado de trabalho, o projeto faz parte das ações da Sedeme no âmbito do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

“A Sedeme apoia iniciativas que fortalecem o protagonismo feminino. Quando se faz um trabalho sério, as coisas acontecem. Vamos permanecer com a parceria, e unir forças para fazer o projeto crescer muito mais”, disse Paulo Bengtson, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.

“Concluímos hoje a segunda turma, e mais uma vez a Sedeme está nos apoiando, na realização do curso de empreendedorismo feminino, voltado para jovens com idade entre 14 a 24 anos.  É muito gratificante proporcionar a essas jovens, a oportunidade de empreender.  Durante os três dias de capacitação, observamos o interesse dela , sempre atentas a tudo que compartilhamos”, disse a 1ª vice-presidente do (CME) , Mayanna Beckman

O coordenador do TerPaz na Sedeme, Márcio Alfredo, informou que todos os cursos, realizados em parceria com a Secretaria são divididos em aulas teóricas e práticas, e “ao final de cada capacitação, os participantes saem preparados para iniciar asua própria produção, e assim auferir renda”. Ainda segundo o coordenador, estão previstas para este ano cerca de 40 capacitações em empreendedorismo e 40 em artesanato

Expectativas - Taiane Trindade, 18 anos, que já trabalha com vendas de produtos de maquiagem, foi uma das concluintes do curso. “Estou em busca de aprendizado. Quero conhecer novas oportunidades, quero expandir minhas vendas e aumentar minha renda. Quando soube que seria realizada essa capacitação fiz logo a minha inscrição, até porque não tenho renda suficiente para pagar um curso como esse. Precisamos ter esse tipo de incentivo, para que possamos ter nosso próprio negócio e, futuramente, abrir nossa própria empresa", acrescentou Taine.

A estudante Mariana Rodrigues, 15 anos, que  estava participando pela primeira vez de um curso de capacitação, definiu a iniciativa como "uma oportunidade incrível para mulheres que querem começar algo novo. Quero poder colocar em prática tudo que aprendi aqui".

Por Aldirene Gama (SEDEME)

20/05/2023 08h01

Veja Também