Criado para desenvolver pesquisa aplicada e de alta complexidade para o setor produtivo mineral, o Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM) inaugurou, nesta quinta, 26/8, sua sede própria, no centro de Belém/PA, e vai expandir, ainda mais, seu portfólio de soluções para a indústria do segmento. O novo prédio, de 3.000 m2, também receberá espaços de incentivo à inovação para empresas parceiras e startups.
O ISI-TM faz parte da maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, desenvolvendo projetos inovadores para o setor mineral, com o objetivo de melhorar a produtividade, reduzir os impactos ambientais da mineração, agregar valor para os bens minerais nacionais e aumentar a segurança dos trabalhadores. Com atuação nacional desde 2015, o ISI em Tecnologias Minerais já possui uma carteira de 27 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), realizados em parceria com grandes mineradoras, pequenas empresas e startups que buscam empregar minerais ou ofertar soluções em infraestrutura para a cadeia mineral de valor.
Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA) e Diretor Regional do SENAI no Pará, José Conrado Santos, a ampliação da estrutura do Instituto representa um passo importante para o desenvolvimento da indústria no Estado. “O SENAI é especialista em formar mão de obra qualificada para a nossa indústria e a expansão do ISI-TM consolida esse trabalho e a prova disso é que desde que foi criado aqui no Pará, o Instituto já ganhou diversos prêmios internacionais. Agora, nosso próximo desafio é aumentar o volume de compras internas, trabalho que já estamos desenvolvendo junto aos grandes projetos e para o qual contamos com a parceria do governo do Estado e da iniciativa privada”, afirmou o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.
José Fernando Gomes Júnior, Secretário de Desenvolvimento, Economia, Energia e Mineração – Sedeme, representou o governador do estado Helder Barbalho e destacou a importância do Instituto.
Texto e Fotos – Ascom/Senai