A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) promove na próxima sexta-feira (30), das 10h às 17h, a exposição de 14 projetos da “Coleção de Joias do Círio de Nazaré 2023”, no Anfiteatro Coliseu das Artes, do Espaço São José Liberto (ESJL), em Belém.
Os projetos são resultados do Workshop de Geração e Produtos "Joias de Nazaré 2023", realizado entre os dias 13 a 16 de junho, no auditório do (ESJL). A oficina foi ministrada pela designer de joias e professora do curso de bacharelado em design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), mestra Rosângela Gouvêa Pinto, que também fez a curadoria dos projetos selecionados.
Segundo a professora, durante a curadoria realizada entre os dias 16 e 17 de junho, os projetos foram avaliados seguindo a temática da coleção, diversidade de tipologias das peças e unidade compositiva dos conjuntos.
Os projetos selecionados para exposição foram desenvolvidos a partir da representação de referências simbólicas do Círio de Nazaré, como a Berlinda, o Manto, a Corda, a Basílica Santuário e a Catedral de Belém, os promesseiros, a Coroa, as velas e as fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré.
“Foram usados também, elementos referentes à visualidade amazônica, como os igarapés, a vegetação e a paleta de cores da nossa região agregada a paleta de cores do Círio”, acrescentou.