SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » 'Parcerias pelo Pará' leva a Benevides programas e serviços de incentivo ao setor produtivo

Empreendedores, agricultores, técnicos do poder público da região e demais representantes da classe produtiva de Benevides compareceram, nesta quarta-feira (23), ao primeiro dia de programação do Projeto Parcerias pelo Pará - Agenda de Desenvolvimento, Emprego e Renda, que iniciou suas atividades de 2022 no município, que integra a Região Metropolitana de Belém. O evento foi realizado no Centro de Convenções Mariápolis, no centro de Benevides, também contou com a participação de representantes de órgãos da administração estadual, da prefeitura local e de entidades ligadas ao setor produtivo.

O objetivo do evento foi apresentar ao público local todos os programas e serviços disponíveis para a intensificação de seus negócios, abrindo um canal de comunicação com o Estado e o Município no sentido de construir oportunidades de desenvolvimento econômico para a região.

As palestras foram proferidas por representantes das secretarias de Estado de Planejamento e Administração (Seplad); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e de Turismo (Setur), e ainda de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); Junta Comercial do Pará (Jucepa); Núcleo de Gerenciamento de Microcrédito (Credcidadão) e Banco do Estado do Pará (Banpará).

Entidades como a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/Sescoop-PA), Banco da Amazônia e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA) também reforçaram a equipe do projeto no município.

Conteúdo - As palestras do primeiro dia foram sobre temas relevantes para a economia local, incluindo empreendedorismo, linhas de crédito e microcrédito, cooperativismo, registro empresarial digital, desenvolvimento do setor agropecuário e do turismo, além de estratégias para atração de investimentos, formas de acesso a plataformas de transferências de recursos públicos e programas de incentivo ao acesso de jovens ao mercado de trabalho.

A Sedeme apresentou sua estrutura organizacional e seus projetos voltados ao fomento de atividades produtivas, com ênfase para a linha de financiamento denominada “Crédito do Produtor” e para o Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), que leva energia a áreas produtivas carentes no Estado, que já terá sua implantação avaliada para a comunidade Nelson Mandela, em Benevides.

No segundo dia de programação, nesta quinta-feira (24), as equipes realizarão atendimentos ao público local e uma série de visitas técnicas a pequenos empreendimentos e comunidades da área, das 09 às 17 h, oportunizando uma abordagem mais específica sobre os temas já tratados nas palestras. O objetivo é oferecer aos participantes informações úteis ao desenvolvimento de seus negócios e à melhoria das atividades.

Diálogo - “O ‘Parcerias pelo Pará’ em 2022 não poderia começar melhor, com a ida da equipe do programa a Benevides para dialogar com o poder público local e setor produtivo sobre o ambiente econômico municipal e possíveis melhorias que podem ser implementadas para que o município se fortaleça economicamente, tornando o ambiente cada vez mais propício à geração de emprego e renda”, explicou o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior.

Mauro Barbalho, diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, destacou a presença expressiva de representantes da classe produtiva e de autoridades de outros municípios da região, o que atesta a relevância do evento. “Este evento em Benevides dá sequência ao projeto iniciado em 2019, que prioriza o setor produtivo e já está consolidado. Aqui, estamos presentes com 13 parceiros, contando com a prefeitura, e percebemos que o projeto reafirma sua importância a cada edição porque estabelece um encontro entre a gestão municipal, a gestão estadual e o setor produtivo, que movimenta a economia. Neste encontro em Benevides, estávamos com o auditório lotado, com membros de comunidades da agricultura familiar, quilombolas, micro e pequenos empresários, além do secretariado municipal e autoridades, como o prefeito de Santa Bárbara e do secretário de Desenvolvimento de Marituba, que nos solicitaram uma oportunidade para que também estejamos lá em breve. Com tudo isso, a nossa expectativa é que possamos, juntos, gerar mais emprego e renda para Benevides”, ressaltou.

Para a vice-prefeita de Benevides e secretária municipal de Agricultura, Edivana Lima, o evento representa uma grande oportunidade e reforça uma importante parceria com o governo do Estado. “Este é um dia memorável para o nosso município, e muito especial para a Secretaria de Agricultura, porque vemos que os agricultores e as comunidades estão aqui presentes em massa. Vemos que eles estão aqui conosco, o que é muito importante, uma vez que temos a agricultura como fonte de emprego e renda. Para nós, esse momento do ‘Parcerias’ é de encontro e oportunidade, onde o governo do Estado está proporcionando informação e conhecimento ao público, e isso é muito importante, porque sem o conhecimento não haverá avanço, e Benevides tem muitos potenciais, como mel, chocolate, cacau, açaí, hortaliças, mas sabemos que ainda temos muito a desenvolver. Para isso, contamos com a parceria dos que estão aqui hoje”, disse a vice-prefeita. 

Oportunidade - Eduardo Arima, há sete anos produtor de pirarucu em Benevides, declarou que enxerga o “Parcerias pelo Pará” como uma oportunidade para tirar dúvidas e construir parcerias que façam a diferença. “Esse evento de hoje vem agregar o que a gente já vem trabalhando em nível de parceria, e a partir dele fortalecer essa relação, trazendo mais confiança para outros produtores que têm dúvidas sobre os temas apresentados, oportunidade que a gente não via em outros governos. Atualmente, nós, da Piscicultura Arima, já estamos discutindo a possibilidade de escoar a nossa produção de pirarucu para fora do Estado, e até pra fora do País. É muito significativo para essa região, que não é só de Benevides, mas abrange toda a região do Salgado, em um estado que já está próximo de totalizar 200 toneladas de pirarucu, com o processo de verticalização da cadeia já formatado. Por tudo isso, só tenho a agradecer ao governo do Estado por essa oportunidade, e que essa parceria, que tem feito realmente a diferença, possa seguir firme”, assegurou.

Economia - Iniciado em 2019, o Projeto Parcerias pelo Pará tem o objetivo de percorrer municípios das 12 Regiões de Integração do Estado levando serviços e informações importantes para fomentar o desenvolvimento da economia paraense, por meio do estímulo a políticas públicas de desenvolvimento econômico e da inserção de pessoas no mercado de trabalho. 

Os eventos, nos quais a Sedeme e a rede de parceiros apresentam seus produtos e serviços com potencial de colaborar com os municípios, também representam uma oportunidade de o poder público ouvir as principais demandas do setor produtivo, incluindo cooperativas, indústrias, empresas dos setores do comércio e serviços, tornando possível o desenvolvimento de soluções que viabilizem o crescimento da economia nas localidades.

Visitas a outros cinco municípios já estão programadas no primeiro semestre de 2022.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também