Início » Noticias » 'Parcerias pelo Pará' promove encontro com empreendedores de Bragança

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) promoveu, nos dias 14 e 15 de junho, mais uma edição do Projeto Parcerias pelo Pará - Agenda de Desenvolvimento, Emprego e Renda. Desta vez, o evento foi em Bragança, na região Nordeste. O primeiro dia de programação contou com palestras e visitas técnicas aos empreendedores locais.

As palestras abordaram estratégicas para atração de investimentos, desenvolvimento agropecuário e cooperativismo como alternativa de desenvolvimento local. A Sedeme apresentou programas e iniciativas voltados ao fomento de atividades produtivas, como o Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), Crédito Produtor e a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.

Além da Sedeme, outros órgãos e instituições ligadas ao setor produtivo paraense participam do projeto, como as secretarias de Assistência Social Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); de Planejamento e Administração (Seplad), de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e de Turismo (Setur), além da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa).

Desenvolvimento local - Mauro Barbalho, diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, destacou a importância do projeto e sua finalidade. "Este é um projeto que surgiu em 2019 para marcar a presença do Estado nos municípios, fazendo com que o Governo contribua com as pautas de desenvolvimento econômico local. Temos dois eixos, sendo um deles institucional e o outro no setor produtivo. No institucional, nós promovemos o encontro de várias entidades, como secretárias e instituições financeiras, fazendo com que as gestões municipal e estadual troquem ideias. Também realizamos várias visitas técnicas, onde podemos identificar as questões para entender a economia local", informou.

“Eu tenho muito a agradecer ao governador Helder Barbalho, por ter dado um grande impulso para Bragança. Hoje, temos três faculdades no município, e todas são do governo do Estado. Então, tenho que agradecer em nome de todos os secretários e funcionários da Prefeitura municipal”, disse o prefeito de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira.

"O ‘Parcerias pelo Pará’ vem para somar com o município, seja no setor produtivo, cultural, agrícola ou do turismo, pois dessa forma vamos poder estreitar os laços com essas empresas, juntamente com o governo do Estado, para que assim seja gerado mais desenvolvimento econômico no Estado e em Bragança", disse Vinícius Oliveira, secretário de Cultura de Bragança.

Visitas técnicas - No segundo e último dia de programação, nesta quarta-feira (15), a agenda incluiu visitas técnicas aos empreendimentos locais, como o “Café Sabidus” e a empresa de pescados de propriedade do produtor Francisco Mendes. Atendimentos ao público da área foram realizados, com uma abordagem mais específica sobre os temas tratados no dia anterior, a fim de oferecer aos participantes informações úteis ao desenvolvimento de seus negócios e à melhoria das atividades.

Francisco Mendes, diretor da empresa de pesca, enfatizou a importância do “Parcerias pelo Pará” para o seu negócio. "Esse incentivo na parte técnica e financeira vai fazer com que a empresa cresça e gere mais empregos, trabalhando dentro da legalidade. Temos um projeto de substituição de frota das nossas embarcações e, com esse incentivo, pode ser que ele saia do papel no futuro, melhorando diretamente na questão de máquinas e na qualificação profissional", afirmou.

Texto: Lucas Sousa e Igor Nascimento – Ascom/Sedeme