Governo do Pará e Ministério da Economia comemoram maior interesse da indústria paraense pela Exportação
O número de empresas interessadas em comercializar no mercado internacional vem aumentando no Pará. No último evento, online, Exporta Pará foram realizadas 162 inscrições envolvendo pelo menos 92 empresas interessadas no mercado de exportação.
O evento ocorreu na última terça-feira, dia 18, com o objetivo de promover a divulgação das atividades do Plano Nacional da Cultura Exportadora no Estado (PNCE), com inscrições gratuitas para profissionais do ramo e empresas paraenses que possuem desejo de ingressar nas negociações do mercado global.
O PNCE é um programa do Ministério da Economia que possui a coordenação local pelo Governo do Estado do Pará via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
“Nosso objetivo é ampliar este número de exportadores brasileiros. O Ministério da Economia atua como coordenador nacional do PNCE. Estamos aqui pra auxiliar que as ações sejam realizadas de forma harmônica e encadeada para minimizar as lacunas e as dificuldades do setor”, afirma o analista de Comércio Exterior do Ministério da
Economia, André Rodrigues.
De acordo com o Diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS) da Sedeme, Mauro Barbalho, o governador Helder tem colocado como meta do plano de governo a ampliação da produção no Estado para atender ao mercado interno e externo.
“Temos um enorme potencial para exportação e, por isso, entendemos que programas como este são importantes para o direcionamento estratégico do processo. O estado do Pará possui uma rica cadeia produtiva com grande aceitabilidade internacional. Sabemos que compete ao Governo do Estado criar políticas públicas capazes de facilitar a dinâmica da Exportação, auxiliando o empresário paraense nesta jornada tão importante”, afirma o Diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme.
Uma rede de apoio foi montada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Governo do Estado com instituições públicas e privadas que atuam no fomento às exportações para promover o acompanhamento das empresas inscritas no evento.
A coordenadora de Mercado da Sedeme, Luciana Centeno, explica que o objetivo é auxiliar as empresas no passo a passo para o mercado exportador. Nesta edição trimestral do programa, a meta é atender pelo menos 80 empresas paraenses com potencial para o mercado externo.
“O papel do Governo do Estado, via Sedeme, é unir estes elos entre as instituições parceiras e reunir uma matriz de serviços que podem ser ofertados ao empresariado. No final, todas as empresas participantes recebem as sugestões de serviços de exportação com a participação efetiva da Federação das Indústrias, a Fiepa”, reforça a coordenadora de mercado.
O Centro Internacional de Negócios do Pará (CIN FIEPA) possui um amplo portfólio de produtos e serviços especialmente criados para negócios internacionais. Segundo a Coordenadora do Centro, Cassandra Lobato, profissionais qualificados e com experiência em comércio exterior prestam assessoria completa para as empresas cadastradas e que foram bem avaliadas após análise dos dados informados no formulário de inscrição.
“Para levar a internacionalização do nosso mercado, a gente precisa saber o nível de maturidade das nossas empresas para exportar. Medir o score de exportação dessas empresas é muito importante. Assim, a gente consegue sugerir soluções para tudo aquilo que precisa melhorar junto com os serviços e soluções ofertados pelos parceiros do evento”, afirma a coordenadora do CIN Fiepa.
PARCEIROS
Organizado pelo Ministério da Economia e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) o evento possui como parceiros: Sebrae, Banpará, Correios, Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Internacional de Negócios do Pará da Fiepa (CIN FIEPA), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Parque de Ciência e Tecnologia, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Banco do Brasil e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
RESULTADOS
Pelo menos seis grandes projetos de exportação paraenses estão sendo acompanhados pelo Ministério da Economia, Sedeme e pelo Centro Internacional de Negócios do Pará, além dos demais parceiros, com serviços importantes para o engajamento da cultura de exportação. É o caso do analista de exportação, Victor Brandão. Representante da empresa Amazon Polpas, ele conseguiu ampliar as ações da empresa após integrar o Plano Nacional da Cultura Exportadora. Para ele, a experiência de participar do evento trouxe uma nova visão para a indústria que começou a se tornar referência no mercado nacional e internacional.
“Em busca de aprimorar os processos e o alto padrão no processamento de polpas, priorizamos a certificação da qualidade de nossos produtos proporcionados pela nossa participação no plano. Hoje, nossa missão é oferecer ao mundo mais saúde e qualidade de vida por meio de nossos produtos típicos da floresta amazônica”, afirma o responsável pela empresa participante do plano.