SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Primeira reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo debate o desenvolvimento do setor no Pará

Membros do conselho discutiram estratégias para apoiar as cooperativas do estado

O Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) realizou a primeira reunião, nesta quarta-feira (11), para tratar de uma variedade de assuntos, como saúde, infraestrutura e segurança. Regulamentado em 31 de maio, deste ano, o Cecoop é composto por 10 instituições que irão coordenar as políticas de apoio ao Cooperativismo no Pará.  

De acordo com o Sistema OCB/PA, existem cerca de 250 cooperativas ativas no estado e a tendência é de que elas cresçam nos próximos anos. Por isso, é preciso traçar estratégias para o desenvolvimento do setor. Segundo a engenheira agrônoma da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), Ivanise Carvalho, o cooperativismo é um tema que precisa ser muito discutido. “Principalmente, para organização dos produtores e agricultores familiares que tem muita carência e entraves para que eles possam desenvolver um verdadeiro cooperativismo. E eu espero que esse conselho discuta esse problema e dê esse salto no cooperativismo a nível de estado”, disse.  

Desde que foi instituído, em 2003, o Crédito Produtor não havia beneficiado nenhuma cooperativa. Com a gestão do governo Helder, desde 2019, oito projetos de cooperativas já estão em andamento no Banpará. “Eu entendo que o futuro do cooperativismo será feito através da ajuda e força entre a agricultura familiar, a reciclagem, transporte e outros meios de produção e serviços do Pará, para que elas sejam desenvolvidas. Por isso, existem órgãos referentes a todas essas áreas no conselho”, explica o Presidente do Sistema OCB, Ernandes Raiol. 

Para o secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Miriquinho Batista, a Cecoop vem para trabalhar de forma coletiva. “Nós não temos dúvida que esse conselho vai contribuir muito para a gente sair da cultura do individualismo e passarmos para uma cultura do cooperativismo onde a gente possa, não só tocar nossas atividades, mas ganhar com as comercializações. Esse é um dos pontos que nós temos que trabalhar”, afirma.

Mesmo antes da constituição do conselho, o governo já vem colhendo frutos. Com a aproximação do Estado com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) foi iniciado o trabalho de apoio às cooperativas. Agora, segundo o Presidente do Sistema OCB, Ernandes Raiol, o conselho será um diferencial competitivo que vai ajudar a desenvolver o estado do Pará. “Eu entendo que o futuro do cooperativismo será feito através da ajuda e força entre a agricultura familiar, a reciclagem, transporte e outros meios de produção e serviços do Pará, para que elas sejam desenvolvidas. Por isso, existem órgãos referentes a todas essas áreas no conselho”, explica o conselheiro.  

O diretor de indústria, comércio e serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Mauro Barbalho, revela que o Fundo Esperança, por exemplo, foi um dos programas que o governo desenvolveu para ajudar o cooperativismo no estado. “A partir da pandemia de 2020 e 2021 nós apoiamos firmemente as cooperativas. Muitas foram beneficiadas com recursos do fundo, tanto em 2020, quanto em 2021. E agora, em um decreto recente do governador, novamente estaremos apoiando com um saldo que ficou disponível”, revela.

Fazem parte do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop) a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA), Sescoop/PA, OCB/PA, CETERPA e Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Veja Também