SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Projeto Na Fábrica, do Governo do Estado, acompanha expansão do Polo Industrial de Barcarena

“O Governo do Pará segue em ritmo acelerado para fazer a economia reagir mesmo em tempos de pandemia”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado, José Fernando Gomes Júnior, durante visita do Projeto Na Fábrica do Governo do Estado ao Polo Industrial de Barcarena, nesta sexta-feira (21).

A comitiva do projeto “Na Fábrica” reuniu com a prefeitura do município de Barcarena e fez um acompanhamento técnico nas empresas e indústrias da região que contam com o apoio e incentivos do governo do Estado para aumentar suas capacidades de produção industrial, gerando mais emprego e renda, além de contribuir com a expansão de negócios com o mercado interno e o mercado de exportação.

"É um dia histórico, porque nós nunca tínhamos reunido tantas secretarias estaduais e entidades representativas de uma só vez em Barcarena. É o começo de um trabalho em conjunto, porque nós sabemos da importância de nosso município para o Pará e para o Brasil. Com cada um de nós contribuindo, nós vamos acelerar e fortalecer o crescimento de Barcarena", afirmou o prefeito de Barcarena Renato Ogawa.

Pela primeira vez nos últimos dez anos, o Pará tem 13 municípios incluídos no ranking das 100 Melhores Cidades do Brasil Para Se Fazer Negócios, em estudo realizado pela Urban Systems, produzido anualmente para a Revista Exame.

O destaque paraense mais notório é Barcarena, o único município da região Norte a aparecer nas dez primeiras posições do ranking do setor de Indústria. Neste segmento, são observados critérios como empregos no setor industrial, renda do trabalhador na indústria, quantidade de estabelecimentos industriais e logística.

De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e presidente do Centro das Indústrias do Pará (CIP), José Maria Mendonça, o Pará é a “bola da vez” no crescimento industrial.

“Isso que nós estamos testemunhando aqui é o início da implantação de um Polo Metal Mecânico aqui em Barcarena. Outras indústrias virão com o mesmo engajamento e todas são complementares nessa cadeia produtiva e verticalização dos processos. A gente acredita que todas as indústrias aqui possuem um futuro promissor de expansão de suas capacidades de negócios”, afirma o representante da Fiepa na caravana do Projeto Na Fábrica.

O Polo Metal Mecânico amplia com um papel importante no desenvolvimento da região, uma vez que é responsável por concentrar e impulsionar a fabricação de insumos, como peças, ferramentas, máquinas e equipamentos para os diversos setores produtivos de todo o Pará.

Segundo o representante da FIEPA na comitiva, agora é hora de ordenar o crescimento do pólo industrial de Barcarena, criando retroáreas para o porto, avaliando as ocupações irregulares dentro do distrito industrial. "Para isto acontecer, precisa estar todo mundo junto, ‘remando’ na mesma direção. Por isso, a importância da caravana da produção com o projeto ‘Na Fábrica’ do Governo do Estado”, reforça José Maria Mendonça.

A criação de áreas de retroporto são necessárias para os procedimentos aduaneiros onde as cargas se dirigem para embarque e despacho já desembaraçadas, agilizando os processos das indústrias.

Uma das empresas visitadas pela comitiva, ontem, foi a REGAF - Indústria de Metais Ltda, que anunciou a aquisição de alta tecnologia para a fabricação de equipamentos utilizados na indústria de extração de palma e algodão, tendo entre seus clientes a Agropalma.

O anúncio foi feito pelo diretor geral da empresa, Lindemberg Figueirêdo, que mostrou as instalações da fábrica à comitiva e fez uma apresentação das atividades desenvolvidas, ressaltando a fabricação de equipamentos genuinamente paraenses para o agronegócio, como parte do que chamou de "lógica reversa", pois o Pará deixará de importar equipamentos e peças para exportar, além de fazer a manutenção desses equipamentos para as empresas da região, valorizando a mão de obra especializada local, "tanto que a Agropalma já fez a aquisição de equipamentos".

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Júnior, ouviu vários pleitos dos empresários junto ao Governo do Estado e anunciou a realização de uma reunião, na próxima semana, com a diretoria da empresa e do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) com vistas a encontrar soluções para a legalização do terreno anexo para que a empresa possa expandir suas atividades.

"Para nós, do governo do Estado do Pará, é motivo de muito orgulho estar em Barcarena hoje, e ver uma empresa que é referência para o Pará, para o Brasil e para o mundo por tudo que ela faz, pelo seu parque industrial. Mas, mais do que isso, investindo em emprego e renda para a população da região. Viemos hoje para reuniões de trabalho, para trazer soluções. É determinação do governador Helder que todo o time do Governo esteja apoiando o setor produtivo, e é isso que nós estamos fazendo aqui", disse o secretário.

O diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rubens Magno, garantiu que o Sebrae-PA também vai ajudar nos empreendimentos e que os pleitos certamente serão atendidos de maneira ágil. "O fechamento disso tudo é mostrar o compromisso do governo do Estado de trazer desenvolvimento para Barcarena, para essa região e, principalmente, fazer um Estado forte", ressaltou.

Em breve, a comitiva de interiorização da Sedeme, também visitará a região oeste do Estado do Pará. Os secretários estaduais irão realizar tratativas com equipe do Governo Federal, Ministério do Turismo, no município de Santarém.

“Ações conjuntas devem ser avaliadas. Vamos aguardar o que teremos de novidades, em breve. Nosso governador determinou a interiorização da Sedeme com a caravana da produção e união com as classes empresariais para o desenvolvimento do Estado. Neste momento  é preciso unir forças para garantir bons resultados”, reforça o secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, que também participou das tratativas com empresários em Barcarena.

Por: Igor Fonseca (Ascom/Sedeme)

Veja Também