Nesta sexta-feira (05), a comitiva do Projeto "Na Fábrica" visitou as empresas CBAA - Asfaltos, Tradelink Madeiras e Laminados de Madeira do Pará - Lamapa, que ficam localizadas no distrito industrial de Ananindeua. A iniciativa, que é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e Sistema Fiepa, busca garantir a aproximação entre o Governo do Estado e o setor produtivo para assegurar a construção de um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento do setor industrial paraense.
Participaram da agenda o secretário de desenvolvimento econômico, mineração e energia, Carlos Ledo; o coordenador da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS) da Sedeme, Mauro Barbalho; o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista; o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues; vice-presidente da Fiepa e do Centro de Indústrias do Pará, José Maria Mendonça e a secretária municipal de desenvolvimento econômico de Ananindeua, Ivelane Catarini.
"O projeto 'Na Fábrica' é muito importante para o Governo do Estado, pois possibilita o entendimento sobre todos os problemas que as empresas da área industrial enfrentam no cotidiano. Então, mais uma vez, fomos até os empreendimentos para ouvir as demandas e percebemos que nunca havia ocorrido uma visita de cortesia com esse tipo de objetivo. Também ressalto sobre a importância de ter ouvido sobre as necessidades específicas do setor madereiro", ressaltou o titular da Sedeme, Carlos Ledo.
De acordo com o coordenador da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS) da Sedeme, Mauro Barbalho, desde o início o projeto vem proporcionando uma crescente sinergia entre os órgãos do governo, que estão à frente da iniciativa, a Fiepa e principalmente o setor produtivo. "Além disso, todas as necessidades vindas destas empresas estão se transformando em resultado, seguindo o referencial de que o governo precisa retirar os obstáculos para que o setor industrial possa se desenvolver. Outro avanço positivo é que estamos convidando os representantes da área de desenvolvimento econômico dos municípios para participar desta iniciativa. Além disso, como resultado destas visitas, a Sedeme promoverá encontros setoriais a partir do mês de março", destacou.
O Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará, Pádua Rodrigues, destacou que as visitas realizadas no distrito de Ananindeua levaram à constatação sobre as questões da própria coletividade industrial de Ananindeua. "Existe a necessidade dos órgãos estaduais, como a Sedeme e a Codec, atuarem de forma integrada com a prefeitura de Ananindeua para proporcionar melhorias para essa área, com o objetivo de trazer benefícios para as empresas e melhorar o ambiente de negócios", enfatizou.
"O projeto é fantástico, pois garante a aproximação entre as indústrias e o Poder Público. Além disso, as empresas receberam, pela primeira vez, o secretário da Sedeme, o que possibilitou diálogo, esperança e entendimento sobre o papel do governo estadual", destacou o vice-presidente da Fiepa e presidente do Centro de Indústrias do Pará, José Maria Mendonça.
Fábricas
A primeira empresa visitada foi CBAA Asfaltos, que é destaque no Norte do Brasil na área de produção, comercialização e distribuição de emulsões asfálticas. De acordo com o diretor do negócio, Luiz Soares, o projeto 'Na Fábrica' é uma grande novidade e é extremamente proveitoso. "Acredito no trabalho em equipe e se juntarmos a nossa força do trabalho com o apoio do governo e de outros órgãos acho que todos saem ganhando. Temos muito a agradecer por essa iniciativa do Governo do Estado", parabenizou.
A empresa de Laminados de Madeira do Pará (Lamapa) também recebeu os representantes do projeto e tratou sobre a busca de novas possibilidades de crescimento no setor madereiro para atender as demandas do mercado interno e externo com o apoio do governo estadual.
Encerrando a agenda de visitas do "Na Fábrica", a empresa exportadora Tradelink apresentou as dificuldades e os desafios em atuar no mercado comercial de madeira. "Essa é uma boa oportunidade para apresentar o nosso trabalho, que é honesto. Além disso, essa iniciativa traz uma ponte importante e a chance de sermos ouvidos", completou o diretor da Tradelink, Ronny Gomes.