SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Renda Pará 500 libera mais de 62 milhões a 124 mil beneficiários no Estado

Mais de 62 milhões foram pagos a 124 mil beneficiários do Renda Pará 500 até às 9h30 desta sexta-feira (21), data de encerramento do calendário regular de pagamentos do auxílio. O programa, que é uma das ações do Governo do Estado para garantir renda à população paraense mais vulnerável e estimular o desenvolvimento econômico aos microempreendedores, integra o pacote econômico criado pelo poder executivo estadual como estratégia de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O diretor de Crédito e Fomento do Banco do Estado do Pará (Banpará), Jorge Antunes, reforça a importância de programas como o Renda Pará 100, 400, 500 e Fundo Esperança em um momento em que muitas famílias passam por dificuldades financeiras. "O Banpará fez pagamentos a mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas. Para o banco foi uma satisfação enorme estar contribuindo para que a gente consiga diminuir os efeitos da pandemia no Estado”, assegura. 

O Renda Pará 100 já liberou 70 milhões a 707 mil beneficiários até às 9h30 desta sexta-feira (21). O Fundo Esperança já beneficiou 47 mil pessoas, registrando, até o dia 19 de maio, mais de 134 milhões de valores contratados.

Lançado em março deste ano pelo governador Helder Barbalho, o pacote econômico trata de um conjunto de medidas que objetivam a promoção da retomada econômica e social em todas as regiões do Estado. A iniciativa articulou esforços da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Minas e Energia (Sedeme) e Banpará.

O secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, explica que “nessas horas, é preciso unir forças para garantir bons resultados. Foi exatamente o que nós fizemos, unindo nossa capacidade de liberação de crédito e garantindo arrecadação para aplicar nos auxílios em benefício da população que mais precisa neste momento”, afirma.

O titular da Seaster, Inocêncio Gasparim, destaca o envolvimento da secretaria em programas como o Bolsa Família e a disponibilização de 500 milhões investidos pelo governo do Estado na economia direcionado para pessoas em vulnerabilidade financeira. “A injeção na economia paraense fez com que a capacidade de compra, mesmo que reduzida por causa da pandemia, fosse mantida, e então vários elos da cadeia produtiva não precisaram ser fechados, o que fez com que o Pará se mantivesse no lado positivo da geração de empregos no país”, ressalta.

“Nosso Estado gerou, nos últimos 12 meses, mais de 41 mil novos empregos, tendo como referência os empregos que existiam há um ano e no último mês de março. Agora, em plena pandemia, o Pará gerou 4.152 novos empregos. Isso é fruto dessa assertividade na política, da ação governamental que fez o gerenciamento muito preciso da questão da saúde no Estado”, complementa Inocêncio Gasparim.

RENDA 400

Segundo a Sedeme, neste mês de maio, houve a liberação da primeira parcela do Renda Pará 400 para trabalhadores autônomos de 20 municípios que sofreram com o lockdown ou medidas restritivas graves: Abaetetuba, Alenquer, Ananindeua, Belém, Belterra, Benevides, Cachoeira do Arari, Cametá, Curionópolis, Igarapé-Miri, Juruti, Maracanã, Marituba, Moju, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Santa Bárbara do Pará e Santarém.

“Nós também participamos do programa do Renda Pará 400, que é operado orçamentária e financeiramente pela Secretaria e disponibilizará um valor bem significativo de R$ 40 milhões para as categorias de trabalhadores dos municípios que decretaram lockdown, que são os feirantes, os guardadores de veículos, e mais umas outras categorias”, ressalta o titular da Sedeme.

Por Giovanna Abreu (SECOM)

Veja Também