Início » Noticias » Retomada presencial do Círio de Nazaré incentiva o empreendedorismo local

Após dois anos de restrições por causa da pandemia da Covid-19, o retorno do Círio de Nazaré 2022, com as celebrações no formato tradicional, estimula o empreendedorismo local. A cabeleireira Conceição Tuma, 62 anos, é uma das empreendedoras de artigos religiosos, que nesse período da festividade nazarena, confecciona produtos no ramo do artesanato para garantir uma renda extra.

“Desde 2012, tive a ideia em confeccionar produtos para o Círio. A produção dos objetos começa geralmente quatro meses antes da festividade de Nazaré, e faço a divulgação logo no início do segundo semestre. O dinheiro com a venda das blusas, sandálias, garrafas e cartazes tem me ajudado bastante, pois desde a morte da minha filha, no ano passado, vítima de Covid-19, as coisas ficaram ainda mais difíceis, pois ela e eu trabalhávamos juntas como cabeleireiras, e a minha filha era o meu grande esteio emocional e financeiro”, conta Conceição.

O titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando Gomes Junior, destaca a grande expectativa para a economia do Estado com o retorno das festividades.

“Ainda vivemos uma pandemia, mas o trabalho efetivo e determinante do Governo do Estado no combate à doença, especialmente, com a vacinação, permitiu um cenário positivo para a economia. As expectativas da Sedeme para o Círio 2022 são as melhores possíveis. É esperado que tenhamos o maior Círio da história do Pará. A população está carente em abraçar ao próximo, pegar nas mãos, e estarem todos juntos na maior procissão católica do mundo”, pontua o secretário.

Além da parceria da Sedeme com o espaço São José Liberto/Polo Joalheiro, no bairro da Cidade Velha, em Belém, para a realização dos festivais do Círio no espaço, com diversos estantes de vendas de parceiros da Secretaria, a pasta investe também na Diretoria de Feiras.

“A Sedeme, junto com as entidades empresariais de feiras do Círio, atua para que possamos proporcionar para o pequeno e médio empreendedor a venda do seu produto para a sociedade, além de programa de formação e capacitação, para que todos esses feirantes que atuam no mercado estejam mais preparados para trabalhar”, ressalta José Fernando Gomes Junior.

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. Este ano, é celebrada a edição de n° 230 da festividade, no dia 9 de outubro.

Texto: Giovanna Abreu/Secom