Início » Noticias » Reunião com lojistas do Espaço São José Liberto garante transparência na transição de gestão do local

Responsável pelos procedimentos de transição para a administração direta do Espaço São José Liberto (ESJL), o Grupo de Trabalho (GT), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme),  se reuniu nesta terça-feira (2), às 10h, com lojistas, que atuam no (ESJL) com joias, gemas, consertos e outros.

Realizada no auditório da Sedeme, a reunião oportunizou alinhamento das ações de transição, programação e ação promocional do mês das mães, assim como a apresentação do Termo de Permissão de Uso, negociação e estrutura de trabalho.

Na oportunidade, Poliana Gualberto, coordenadora do GT, esclareceu sobre as ações de transição, bem como sobre a data de término do contrato com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) que ocorrerá no dia 10 de maio de 2023.

Outro ponto da reunião foi o Termo de Permissão de Uso apresentado aos lojistas, estabelecido pelo Governo do Pará, por meio da Sedeme, com prazo de vigência de 6 meses e renovação, após 90 dias. Este Termo se faz necessário em razão  do encerramento do contrato de uso do espaço dos lojistas junto com a gestão da Organização Social (O.S) Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Diálogos - Com a finalidade de promover uma boa transição, a Sedeme vem realizando reuniões com os empreendedores beneficiados pelo ESJL pelas mudanças de administração. No dia 24 de abril, o grupo de trabalho reuniu-se no auditório da Secretaria com expositores consignados de joias, modas e artesanatos, que integram a cadeia produtiva do Espaço. Durante a reunião com a categoria, os empreendedores foram orientados a fazer a retiradas desses objetos junto ao Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e posteriormente entregar à cooperativa que fará a promoção comercial, que já está no Espaço São José Liberto para recepcionar, catalogar e colocar novamente em exposição para comercialização. “Como a modalidade da comercialização se dá por consignação, o trâmite de retirada das peças é um rito normal, tendo em vista o encerramento de uma gestão e início de outra”, explica a coordenadora.

Nova administração - A gestão direta do Espaço São José Liberto - onde funcionam o Polo Joalheiro, o Museu de Gemas do Pará e a Casa do Artesão - ocorre em função do encerramento do contrato de gestão com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social responsável pela gestão do Espaço desde 2007, após o cumprimento de todos os prazos de termos aditivos, conforme as diretrizes da gestão pública e da legislação vigente.

A nova administração do Espaço, tem como propósito a reformulação administrativa para implantação de projeto estratégico de inclusão produtiva, promoção de produtos paraenses e o estimulo a verticalização das cadeias produtivas, objetivando a aplicabilidade das bases previstas no Plano Estadual da Bioeconomia (Planbio), que desponta como política pública de alta prioridade no Estado.

“O momento agora é de uma nova conjuntura de ações para a gestão do ESJL, diante dos desafios para a Bioeconomia paraense. Neste sentido, a magnitude esperada para o redirecionamento do espaço é oportuna e desafiadora. E esta Secretaria está comprometida com o estímulo ao mercado, formação e consolidação de atividades produtivas prioritárias, mais especificamente das cadeias produtivas, formulando e executando de forma sustentável a política de desenvolvimento econômico, minas e energia no Estado do Pará”, reforçou o Secretário da Sedeme, Paulo Bengtson.

Expositora consignada de moda, joias e artesanato há mais de 20 anos, Nilma Arraes considera que mudanças são necessárias para evolução e expõe suas expectativas. “Toda mudança traz desconforto justamente por você não ter conhecimento do novo. Como expositora do ESJL, espero muita transparência, revisão das taxas, e que nós produtores sejamos consultados pela atual gestão sobre as ações que serão tomadas”, disse a lojista.

Já Amélia Franco, expositora consignada de imagens Sacras, há 9 anos, espera da nova gestão maior implementação na divulgação das ações realizadas no espaço e se diz otimista. “Quero acreditar que vai dar certo. Trabalhar com espaços fixos, que possam ser mais movimentados, todos os dias, todos os fins de semana. Então, a minha expectativa é de uma implementação maior nas ações. Para tudo que é novo as pessoas chegam com mais entusiasmo. Toda a cadeia produtiva do Espaço São José Liberto espera por melhoras”, considera a expositora.

Para lojista e designer de joias Helena Mergulhão a reunião desta terça –feira (2), foi esclarecedora, e o Termo de Uso do Espaço, apresentado está dentro das expectativas para nos organizarmos e seguirmos com as nossas atividades no (ESJL). “Estamos passando pelo processo de transição de gestão e toda mudança tem seu período de adaptação; o momento agora é de unir forças e apoiar a atual gestão”. Disse Helena.

Ascom-Sedeme

Aldirene Gama