A mostra traz cerca de 40 peças artesanais produzidas por designers, ourives e lapidários, como anéis, pulseiras, pingentes, cordões, berloques, entre outras
Entre as muitas opções de presentes, as joias ocupam um lugar de destaque, e não é difícil entender o verdadeiro simbolismo que elas carregam. Elas eternizam momentos únicos, como o primeiro amor, paixões eternas e as amizades especiais. Nesse contexto, o Espaço São José Liberto (ESJL) promoverá, no próximo sábado, 1º de junho, a exposição "Serei Amor", alusiva ao Dia dos Namorados, com uma mostra de joias artesanais produzidas em metais nobres, adornadas com gemas, vegetais e minerais, além de matéria-prima regional, destacando a beleza e a infinitude do amor. A exposição prossegue até quarta-feira (12/06), no Anfiteatro Coliseu das Artes do ESJL.
Realizada por nove empreendedores de lojas de joias do Espaço São José Liberto (ESJL), além de artesãos da loja colaborativa, o evento conta com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), responsável pela gestão direta do ESJL. A mostra é composta por cerca de 40 peças artesanais, produzidas por designers, ourives e lapidários do ESJL. A coleção traz anéis, pulseiras, pingentes, cordões, berloques, braceletes e outras joias. As peças, carregadas de simbolismo, são opções perfeitas de presentes para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho.
A coordenadora de Projetos Estruturantes da Sedeme, Poliana Gualberto, destacou a importância da mostra para a divulgação da cultura local, o potencial e o fomento do segmento da produção de joias autorais com designer paraense, produzidas por profissionais que atuam no ESJL.
De acordo com José Leuan, um dos designers da coleção, as joias foram elaboradas com metais nobres, gemas, vegetais e minerais, além de produtos orgânicos decorrentes de resina e pigmentos naturais, aliadas às técnicas de incrustação paraense, que consiste na aplicação de resinas e pigmentos naturais extraídos da rica biodiversidade amazônica.
Participam da exposição Julia Mendes, da Amorimendes; José Leuan Monteiro, da Joalheria Brilho da Mata; Maria da Conceição, da Belém da Saudade; Joseli Limão, da Danatureza; Lindalva Azevedo, da Amazona; Leila Salame, da Gemas do Mundo; Marcelo Monteiro, da Ourogema; Ramirez Garcia, da Rhama Joias; Tânia Amaral, da Amazonita; além dos empreendedores da Loja Colaborativa, gerenciada por Aladir Assunção.
Serviço: O Espaço São José Liberto, situado na Praça Amazonas, Bairro do Jurunas, é uma referência cultural, turística e do patrimônio arquitetônico de Belém. O local abriga ainda o Jardim da Liberdade, a cela Memorial Cinzeiro, lojas de comercialização de joias artesanais e a Capela. A visitação é gratuita, aberta ao público de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos e feriados, das 10h às 14h.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
28/05/2024 12h32