Início » Noticias » São José Liberto promove workshop para “Coleção de Joias de Nazaré 2023”

O público alvo são os empreendedores do Programa Polo Joalheiro e estudantes do 5º semestre do curso de bacharelado em design joias

A “Coleção de Joias de Nazaré” é uma tradição dentro do Programa Polo Joalheiro, que completa 20 anos de realização pelo Espaço São José Liberto (ESJL), inspirada na fé da maior manifestação religiosa do mundo o "Círio de Nazaré”.

Para dar início ao projeto, na próxima terça-feira (13) começa o Workshop de Geração de Produtos "Coleção Joias de Nazaré 2023", que se estende até sexta-feira (16), no horário de 14h às 18h, no auditório do ESJL. O workshop é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e será  ministrado pela designer de joias e professora do curso de bacharelado em design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Me. Rosângela Gouvêa Pinto.

O workshop tem como público alvo os empreendedores do Programa Polo Joalheiro (ourives e designers), além de estudantes do 5º semestre do curso de bacharelado em design joias. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o próximo dia 13 de junho, por meio deste link.

A ação tem como objetivo desenvolver a coleção de joias com foco na religiosidade que envolve o “Círio de Nazaré”, visando a divulgação da cultura, história e tradições do Estado do Pará. Apresentando também, elementos da biodiversidade, utilizando no projeto o conceito de economia criativa, bioeconomia, visando o designer sustentável. Além do próprio fortalecimento dos elos dessa cadeia produtiva de joias religiosas autorais.

A coordenadora de Projetos Estruturantes da Sedeme, Poliana Gualberto, reforça que o workshop representa o compromisso do Governo do Pará, por meio da Sedeme, com a gestão direta do ESJL, fomentando o segmento das gemas e joias e da economia criativa do Estado do Pará. Ela reforçou ainda que a ação representa também o reconhecimento do potencial dos designers locais na criação de joias paraenses, com características da cultura, e riqueza mineral do Estado. “Além de fomentar o potencial criativo dos designers locais, incentiva e apoia a formação de novos profissionais e o reconhecimento da expertise da Uepa no ensino e extensão em designer”, disse Poliana Gualberto.

“Criar coleções de joias, requer uma imersão para explorar as ideias mais adequadas que garantam a unidade compositiva dentro do repertório proposto sobre o tema. E isso se dá através do uso de metodologias do design, principalmente nas fases referentes às técnicas de criatividade, posteriormente há o acompanhamento da confecção das joias e finalmente a exposição ao público”, explica a professora Rosângela.

“Em se tratando de um grupo homogêneo, em termos de conhecimento sobre a joia (tipos, mecanismos, uso, cravação de gemas, inserção de materiais da biodiversidade amazônica e acabamentos), proporciona aos participantes o exercício também de desenvolvimento de estilo próprio dentro de um tema restrito, que irá impactar no gosto das pessoas que vão ao ESJL adquirir uma joia religiosa, a qual serve de lembrança desse evento religioso significativo para o Estado do Pará”, acrescentou a professora.

Cronograma de atividade

13/06 – Palestra sobre o tema da coleção 2023 e técnicas de criatividade para geração de esboços;

14/06 – Levantamento de dados sobre os elementos do Círio e técnicas de criatividade;

15 e 16/06 – Criação e produção.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

07/06/2023 18h13