SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Secretaria de Desenvolvimento Econômico debate parcerias com embaixador de Omã

Pauta do encontro em Brasília (DF) abordou o potencial econômico estadual e eventuais parcerias comerciais entre o Pará e o país asiático

Em Brasília (DF), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, participou, no domingo (3), da reunião na residência oficial do Embaixador do Sultanato de Omã, Talal Sulaiman Habib Al Rahbi. Na pauta, assuntos relacionados ao potencial econômico do Pará e o interesse apresentado pelo diplomata em firmar parcerias comerciais entre o Pará e o país asiático.

O titular da Sedeme apresentou o potencial econômico paraense nas áreas de agronegócio, energias e indústria. Ele abordou também temas relacionados a investimentos do Estado em estudos sobre o aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte, para o aumento da capacidade do transporte hidroviário.

Bengtson também abordou a infraestrutura do território paraense, como a malha ferroviária, criando um corredor logístico interligando a Vila do Conde, em Barcarena, a municípios do sudeste paraense. "A malha ferroviária potencializará o escoamento de cargas produzidas no Pará, sobretudo da mineração, agropecuária e outros. Com impacto significativo no desenvolvimento econômico e competitividade do Estado,” disse o secretário.

O secretário da Sedeme apresentou também as políticas de incentivos fiscais do Estado para atrair investimentos que contribuem diretamente com a promoção do crescimento econômico sustentável paraense.

Da política de Incentivos Fiscais

O Pará concede incentivos fiscais, por meio das Leis n.º 6.489, de 27 de setembro de 2002, e 6.912, 6.913, 6.914 e 6.915, de 03 de outubro de 2006. Dentre os principais objetivos da política de incentivos estão a geração de emprego e renda; a descentralização das atividades econômicas; a atração de novos investimentos; a competitividade das empresas; e a verticalização das cadeias produtivas.

Omã é um país do Oriente Médio com capital em Mascate. O país é rico em recursos como o petróleo e o gás natural, que constituem os pilares de sua economia. 

O encontro contou, também, com a participação de membros do Ministério da Agricultura e Pecuária; além de parlamentares e empresários de diversas atividades produtivas brasileiras. 

Participaram também da reunião os integrantes da delegação: Sheikh Rashid Al Musalhi, Senior Assistant Chairman of the Omani Chamber of Commerce & Industry; Dr Abdullah Al Harthy, board member and businessman; Muhana Al Sinani, Director of Her excellency office for Investment Promotion ministry of commerce-Oman; Ahmed Al Harthy, Founder Investors Bridge; Nasser Al Harthy, Communication Officer Oman Chamber of Commerce & Industry.

Por Aldirene Gama -Sedeme-PA

Veja Também