O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), participou do 2º Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que começou na última terça-feira (20) e terminou nesta quinta-feira (22). Durante o encontro, a Sedeme apresentou políticas públicas para o fomento econômico sustentável das microempresas e empresas de pequeno porte no Estado.
O evento foi promovido pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), em parceria com a Associação Comercial do Pará (ACP), e apoio da Sedeme. O fórum reuniu representantes de instituições governamentais, do setor empresarial e de outras entidades para debater temas relacionados ao fortalecimento do setor em todo o Brasil.
Autoridades governamentais, como o secretário nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal; o executivo do Memp, Tadeu Alencar; a presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabeth Grunvald e outras instituições, participaram do evento.
O secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, participou da abertura e destacou o compromisso do Governo do Pará com o desenvolvimento e a prosperidade das micro e pequenas empresas, reconhecendo a sua importância e trabalhando para criar um ambiente de negócios mais favorável, gerando empregos e renda e impulsionando o desenvolvimento econômico.
“Nossa meta é incentivar o crescimento e a competitividade dessas empresas, identificando desafios e sugerindo soluções para questões como simplificação tributária, acesso a crédito e desburocratização”, disse o secretário adjunto.
Na agenda, uma vasta programação, incluindo mesas-redondas e apresentações técnicas com debates sobre a apresentação geral do Índice de Políticas Públicas para pequenas e médias empresas na América Latina e Caribe: Rumo a uma Recuperação Inclusiva, Resiliente e Sustentável (IPPALC), Marco Institucional e Simplificado de Procedimento e outros temas.
A diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS/Sedeme), Sherry Brom Rodrigues, também participou do evento, integrando a mesa redonda com foco na economia verde, sustentabilidade, gênero e pandemia. No debate, a diretora ressaltou a relevância das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) para o fortalecimento da economia.
“Diante desses números e muitos outros dados, o Estado cada vez mais reforça o compromisso e solidifica ações que fortalecem esse segmento tão essencial para a economia, criando um ambiente favorável ao crescimento e à competitividade do setor. Isso é feito por meio da implementação de políticas públicas, como o Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas, onde várias secretarias e instituições parceiras se reúnem para identificar e analisar as necessidades da iniciativa privada, além de articular e promover as ações necessárias para a viabilidade do que foi proposto; incentivos fiscais para gerar competitividade para indústrias instaladas e atração de novas empresas, gerando valor”, explicou a diretora.
Segundo os dados da Receita Federal, no Pará, existem atualmente quase 24 mil micros e pequenas empresas industriais registradas, sendo que 71,5% são microempresas (ME) e 28,5% são empresas de pequeno porte (EPP). Representando mais de 90% do total de indústrias paraenses.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
22/08/2024 16h10