SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme assina ordem serviço para a implantação de energia elétrica nos municípios de Ulianópolis e Santa Cruz do Arari

Obra vai beneficiar mais de 140 produtores rurais, dos dois municípios, que trabalham com produção de milho, feijão, mandioca, entre outros produtos

Os municípios de Ulianópolis, na região sudeste do estado do Pará, e Santa Cruz do Arari vão receber expansão da energia elétrica em propriedades rurais da cidade. Em Ulianópolis, o ofício solicitando a implantação da energia foi protocolado pela Prefeita Kelly Cristina Destro. Após uma visita in loco nas comunidades de Vila Boa Esperança, Planalto I e II, foi verificada a necessidade de expandir a rede elétrica nestes locais, que possuem grande força na produção de milho, feijão, caju, mandioca e arroz. Além disso, boa parte do material produzido nessas comunidades é vendido para uma empresa local que possui um projeto com a comunidade, cujas produções são compradas e a própria empresa faz cestas básicas e doa para a comunidade. 

Já na cidade de Santa Cruz do Arari, o ofício foi protocolado pelo Prefeito do município, Nicolau Pamplona, para que sejam atendidas as comunidades de São Marcos e Fazenda APII. O município também recebeu uma visita e foi comprovada a necessidade de implantar energia elétrica no local, obra que vai beneficiar cerca de 94 produtores e 350 famílias da região que vivem da produção de açaí, pescado e latcínios, principalmente. A assinatura das duas ordens de serviço foi realizada nesta quinta-feira, 04, no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). 

Todo o trabalho de implantação de energia vai melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, de ambos os municípios, e vai permitir que eles tenham onde armazenar alimentos, plantar e acelerar o cultivo de frutos por meio de um sistema de irrigação, entre outras facilidades.

Dessa forma, o projeto de expansão de energia elétrica, além de melhorar a qualidade de vida de quem mora, tanto em Ulianópolis, quanto em Santa Cruz do Arari, e vai levar incentivo para a produção rural, gernado emprego e renda para as cidades.

Todo o projeto é baseado no termo de compromisso do Programa de Inclusão Social P9IS) Sentre a Equatorial, Arcon e o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). As equipes técnicas que vão trabalhar no projeto, desde a elaboração de convênios e contratos, até as demais formalidades administrativas, vão passar por uma qualificação.

Veja Também