Medida faz parte do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), que consiste em levar energia elétrica para as áreas rurais dos municípios paraenses
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) autorizou, na última terça-feira (16), a implantação da rede de energia elétrica em propriedades rurais da Ilha de Itauaçú, no município de Marapanim, nordeste paraense. O investimento estadual é de mais de R$ 700 mil, e beneficiará diretamente cerca de 150 moradores.
A obra faz parte do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), que consiste em levar energia elétrica para as áreas rurais dos municípios paraenses. O PIS é gerenciado pelo Estado, via Sedeme, com a execução das obras sob responsabilidade da concessionária de energia do Estado.
O investimento contempla a instalação de Rede de Distribuição Rural (RDR), com a construção de 6,49KM MRT (Sistema Monofilar com Retorno por Terra), em cabo 1/0, e 10 transformadores.
A autorização foi assinada pelo secretário em exercício da Sedeme, Carlos Augusto de Paiva Ledo, e contou com a presença do diretor de Energia da Sedeme, Mauro Bastos; do vice-prefeito de Marapanim, José Felipe de Moraes; da vereadora Socorro Moraes; do ex-prefeito, Raimundo Luiz; e do assessor Lucas Moraes.
O PIS viabiliza a execução de projetos de energia elétrica e interesse social no Pará, por meio de um Termo de Compromisso celebrado com a Equatorial Pará que garante um fluxo de investimentos para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado com a implantação e expansão do sistema elétrico em áreas de interesse social que ainda carecem do serviço.
O titular da Sedeme, em exercício, Carlos Ledo, destacou que garantir o suprimento de energia elétrica para comunidade, ratifica o compromisso do Governo do Pará com a melhoria da qualidade de vida da população. “Com a implantação rede elétrica, o Governo reduzirá o consumo de diesel, ainda utilizado para a produção de eletricidade, e reforça as ações para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)”, disse o secretário.
“A chegada dessa energia elétrica na Ilha de Itauaçú, trará muitos benefícios para aquela comunidade que vive da pesca e do marisco e que necessita estocar seus produtos e não tem como fazer isso hoje. Então, é de uma importância muito grande para comunidade e para o município como um todo”, disse o vice-prefeito José Felipe de Moraes.
“É um sonho que será concretizado. Os moradores da Ilha Itauaçú aguardam ansiosos pela chegada da energia elétrica, que certamente irá beneficiar todo o município, e proporcionará mudanças significativas, principalmente na questão do turismo da nossa região. Haverá um impulso no desenvolvimento do município, possibilitando melhores condições de vida para a população”, disse a vereadora.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
17/01/2024 11h57