Início » Noticias » Sedeme celebra parceria com o Sistema OCB/PA para gestão do Espaço São José Liberto

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado durante a abertura da 3ª Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense, na Estação das Docas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) celebrou Termo de Cooperação Técnica com a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA), visando ao gerenciamento em parceria do Espaço São José Liberto, em Belém. A assinatura ocorreu durante a abertura da 3ª Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (Fencoop), com o tema “A Diversidade do Negócio Cooperativo”.

O evento é uma realização do Sistema OCB/PA e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop/PA), e prossegue até sexta-feira (28), na Estação das Docas, das 15 às 22 h.

O Termo de Cooperação prevê ações para o desenvolvimento econômico do Estado, especialmente no âmbito da bioeconomia, tendo como ponto alto o fortalecimento do modelo cooperativista, com o propósito de alavancar o mercado regional e tornar as cadeias produtivas mais competitivas, agregando valor, inovação e práticas sustentáveis com geração de emprego e renda.

O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, destacou que a Secretaria, como mantenedora do Espaço São José Liberto, tem como propósito a reformulação administrativa para implantação de projetos estratégicos de inclusão produtiva, objetivando a aplicabilidade das bases previstas no Plano Estadual da Bioeconomia (Planbio), que desponta como política pública prioritária no Estado, para conciliar questões climáticas e socioeconômicas no âmbito do conhecimento tradicional.

"É uma grande responsabilidade para o Sistema OCB/PA participar, em conjunto com a Sedeme, neste projeto. Gerir o Espaço é desafiador e de muita responsabilidade. Espaço no qual reúne uma história cultural do nosso Estado e uma diversidade de artesãos regionais. Isso também prova que o governo do Estado vê o cooperativismo como um ator importante no desenvolvimento do setor produtivo regional", disse Júnior Serra, superintendente do Sistema OCB/PA.

A administração direta do Espaço São José Liberto - onde funcionam o Polo Joalheiro, o Museu de Gemas do Pará e a Casa do Artesão - ocorre em função do encerramento do contrato de gestão com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social responsável pela gestão do Espaço desde 2007, após o cumprimento de todos os prazos de termos aditivos, conforme as diretrizes da gestão pública e da legislação vigente.

Políticas públicas - A Sedeme participa da 3ª edição da Fencoop com atendimento ao setor cooperativista por meio de equipe técnica, no estande do Governo do Pará, apresentando as políticas públicas para o setor, que incluem diretrizes para a inscrição no Crédito do Produtor; incentivos fiscais; Programa de Inclusão Socioeconômico (PIS); organização das cadeias produtivas e dos Arranjos Produtivos Locais (APLs); orientação na implementação de programas de incentivos à exportação; criação de ambientes de negócios para a promoção dos produtos paraenses no mercado nacional e internacional; análise de tendências mercadológicas; orientação para a regularização no Cadastro Estadual de Recursos Minerais (CERM) e estímulo às boas práticas na mineração.

A Sedeme é parceira da OCB/PA pelo desenvolvimento do cooperativismo no Pará. Como Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, incentiva as atividades cooperativistas no Estado, criando instrumentos que estimulam o contínuo crescimento do setor.

Atualmente, 196 cooperativas integram o Sistema OCB/PA, com 311.512 cooperados e 5.480 colaboradores nos ramos agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços. “A expectativa para a 3ª Fencoop é gerar mais de R$ 2,5 milhões em negócios e receber um público de aproximadamente 25 mil pessoas ao longo dos três dias, garantindo maior visibilidade ao segmento”, destacou Júnior Serra.

Incentivo - Os visitantes vão conhecer produtos da Cooperativa dos Agricultores da Região de Tailândia (Cart), uma das expositoras do evento, incentivada pelo Governo do Pará por meio da Sedeme. Segundo a gerente da Cart, Maria Jeane Carvalho, o incentivo do Governo do Pará veio no momento certo. "Trabalhávamos na Cooperativa com a produção de castanhas-de-caju, e após o incentivo, investimentos em equipamentos e placas de energia solar, que de imediato reduziram nosso custo com energia, e assim ampliamos nossa produção e passamos a trabalhar também com polpas de frutas. Somos muito gratos também ao Sistema OCB/PA, que nos apoia em todo o processo administrativo junto com a equipe técnica da Sedeme", disse a gerente.

“A programação da 3ª Fencoop é voltada para mostrar ao público toda a diversidade deste mercado, que está em ascensão. Além disso, haverá o encontro de jovens e mulheres cooperativistas, seminários, palestras e apresentações culturais”, informou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

A programação conta, ainda, com exposição de produtos e serviços das cooperativas do Estado, o 1º Workshop Nacional das Cooperativas de Consumo da Construção Civil, o 1° Encontro de Jovens Cooperativistas e o 1° Encontro de Mulheres Cooperativistas.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

26/04/2023- 21h37-Agência Pará