Início » Noticias » Sedeme conhece diretrizes de implantação de projetos via Parceria Público-Privadas

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson visitou Belo Horizonte (MG) e conheceu o modelo de gestão

Com objetivo de implementar projetos e ações voltados para o desenvolvimento econômico e sustentável no Estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, conheceu na última terça-feira (6), o modelo de gestão inovador implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), via concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas), como alternativa para viabilizar projetos de infraestruturas nas áreas de educação, saúde, saneamento, iluminação pública, mobilidade, entre outras.

Na capital Belo Horizonte, o titular da Sedeme se reuniu com representantes da Inova BH, empresa concessionária responsável pela elaboração de estudos, análise técnica e concepção do projeto final, por meio de PPPs, nas áreas citadas.

Na reunião, o secretário Paulo Bengtson conheceu as diretrizes do projeto, os desafios enfrentados, o modelo de gestão e estrutura física das unidades escolares do projeto. Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, a empresa faz a gestão operacional e é responsável pela infraestrutura das unidades escolares, enquanto a gestão municipal concentra-se nas questões dos serviços educacionais.

A Parceria Público-Privada (PPP) em educação é resultado de uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com a Inova BH, beneficiando aproximadamente 25 mil crianças, jovens e adultos da capital mineira.

Segundo o secretário, o projeto é inovador. Atualmente a capital mineira possui 51 unidades escolares sob a gestão da PPPs, e está em fase de implementação a construção de 40 postos de saúde, com prazo de duração de um ano.

De acordo com Paulo Bengtson, “conhecer modelos de gestões com resultados positivos, a nível nacional, tem como objetivo aperfeiçoar projetos e nortear inovações e assim fazer entregas efetivas à população, tomando como base o modelo implantado e adequar às diretrizes da administração pública, abrir pauta de debate com demais gestores do governo de áreas afins, visando concretizar projetos de grande impacto social, em prazos mais curtos”.

"Tendo clareza de onde queremos chegar como gestão pública, vamos avançar de maneira mais estrutural e de forma coerente com as nossas diretrizes de governo", acrescentou o secretário.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

07/06/2023 14h26