SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme destaca produtos paraenses na 3ª edição do Festival ‘Tempero de Origem’

Na terceira edição do Festival “Tempero de Origem”, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de março (sábado e domingo), no Parque da Residência, em Belém, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) amplia sua participação, oferecendo atendimento a empreendedores sobre crédito, cooperativismo e capacitação para exportação, além de um espaço exclusivamente dedicado a produtos de origem paraense, que já contam ou que estão no processo de obtenção do reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) e Marcas Coletivas (MC), concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Atualmente, no Pará quatro produtos já contam com o reconhecimento de IG. São eles: Cacau de Tomé-Açu, Queijo do Marajó, Farinha de Bragança e Guaraná da Terra Indígena Andirá-Marau, que inclui parte do território do município de Itaituba. Em se tratando de Marcas Coletivas, a primeira do Estado registrada no INPI é a de produtores das Cuias Aíra de Aritapera, da região de Santarém. No total, 14 municípios paraenses são beneficiados, atualmente, pela proteção garantida pela Lei de Propriedade Industrial.

Potencial - Com o objetivo de fomentar a expansão do número de produtos com reconhecimento de origem, a Sedeme também promoverá a presença de produtores de itens com potencial para obtenção de IGs e MCs, como os Brinquedos de Miriti de Abaetetuba, Cerâmicas Marajoara, Tapajônica e de Icoaraci, Mel de Pirabas (Cooperativa Agromel) e divulgação do Turismo Criativo de Pirabas, que envolve visitas a berçários de ostras, apiários e a fazendas produtoras de queijos produzidos apenas no Pará, além do Chocolate e Experiência de Turismo Criativo da Ilha do Combu e do grupo de comercialização coletiva Sabor do Cacau, formado por produtoras de bombons que trabalham com chocolate de origem paraense.

Com o patrocínio da Sedeme, produtos do Marajó, Bragança, Santarém, Abaetetuba, São João de Pirabas, Ilha do Combu e Tomé-Açu estarão presentes no evento, sendo expostos e comercializados com destaque para suas origens, contando com a presença de produtores que prestarão informações aos participantes sobre o processo de manufatura dos itens.

“Nosso objetivo no evento, enquanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é fomentar a realização de negócios, incentivar a produção e contribuir com as atividades dos produtores paraenses. Por isso, ampliamos a nossa participação nesta edição, trazendo uma área inteiramente dedicada a produtos que já possuem ou que têm potencial para obter o reconhecimento de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas, algo fundamental para que os produtos de origem paraense sejam mais prestigiados e valorizados em diversos mercados. É pensando nisso que estamos patrocinando a vinda de produtores de diversas regiões do Estado", informa o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior.

Serão oito estandes, sendo sete dedicados a multiprodutos, em uma ação que beneficia mais de 30 produtores de diversas regiões de Integração do Estado.

Fórum - Responsável por propor ações que resultem na implantação de uma Política Estadual de Indicações Geográficas no Pará, o Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado, que reúne 35 instituições, entre as quais a Sedeme, também estará com um estande dedicado a promover ação educativa sobre os produtos expostos, com destaque para a relevância no Estado.

Luciana Ferreira, coordenadora de Mercado da Sedeme, destaca que o objetivo da Secretaria é qualificar para que, cada vez mais, a população paraense saiba o que é uma indicação geográfica e os benefícios para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado, por meio da valorização de produtos paraenses. 

“A exemplo da primeira e segunda edição, a Sedeme participa desta nova edição do ‘Tempero de Origem’ com arregimentação de empresas para a promoção de produtos paraenses, apoio a micro e pequenas empresas, acesso a crédito, cooperativismo. Além disso, estamos qualificando o assunto de Indicação Geográfica dentro da programação do Festival. Desde a primeira edição, os produtos que têm IG reconhecida já tinham espaço no evento, mas a Sedeme observou que a presença desses negócios precisaria ser qualificada porque, até então, não havia um destaque para essa presença, e os visitantes nem mesmo sabiam que os produtos tinham IG ou o que isso significa. Por isso, desta vez a Sedeme criou uma área em que esse assunto estará em destaque, trazendo produtos que já têm IG reconhecida e potencial para a obtenção do reconhecimento”, explica Luciana Ferreira.

“Por uma demanda do Fórum Técnico, além de trazer esses produtos para esse espaço, estamos propondo um conteúdo educativo para o público saber o que é Indicação Geográfica e sua importância para o desenvolvimento regional, cujo sentido é proteger o saber fazer de uma determinada localidade, e no caso das Marcas Coletivas, apoiar grupos de produtores que ainda que não consigam a IG, para a comercialização de produtos dividindo custos, entre outras vantagens”, complementa.

A área destinada aos produtos de origem paraense estará montada no Teatro Gasômetro, com acesso pela entrada principal.

Serviço: Teatro Gasômetro, no Parque da Residência – Avenida Magalhães Barata, 830, bairro São Brás, Belém.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também