Início » Noticias » Sedeme dialoga com Prefeituras sobre ampliação da distribuição de energia elétrica em áreas rurais

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) concluiu uma série de mobilizações junto a Prefeituras dos municípios do interior do Pará em que foram discutidas ações para levar energia elétrica às localidades, proporcionando a interligação de comunidades, vilarejos e pequenos negócios, atualmente isolados, ao sistema nacional de energia elétrica.

As ações são realizadas por meio do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), do Governo Estadual, que tem o propósito de instalar ou expandir sistemas de energia de qualidade em todas as regiões do estado.

As mobilizações, iniciadas em fevereiro deste ano, foram concluídas neste mês de abril e passaram pelos municípios de Soure, Salvaterra, Santa Bárbara, Bannach, Faro, Aurora do Pará, Nova Esperança do Piriá, Cachoeira do Piriá, Bragança, Nova Ipixuna, Jacundá, Goianésia do Pará, Tucuruí, Tailândia, Óbidos, Oriximiná, Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Redenção, Xinguara, Água Azul do Norte, Curionópolis, Piçarra, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Marabá.

“A Sedeme esteve nesses municípios para avaliar as necessidades locais de expansão de rede elétrica, priorizadas pelas Prefeitura, com equipes da nossa Diretoria de Energia realizando uma ação informativa sobre os limites orçamentários, prazos, e todo do passo a passo para efetivação e implantação das obras, que necessitarão de projeto, licenciamento ambiental, compra de material e contratação de empresa para realização das obras”, explica o titular da pasta, José Fernando Gomes Júnior.

Ainda de acordo com o secretário, após esta sensibilização, grande parte das Prefeituras já enviou ofícios à Sedeme, o que já permitiu o andamento do processo de solicitação de orçamentos. Os próximos passos serão a vistorias locais, com emissão de parecer técnico e avaliação final para a efetiva implantação e interligação das comunidades ao sistema nacional elétrico.

Apoio

Segundo o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jefferson Douglas Jesus Oliveira, o apoio da gestão estadual é fundamental para que o município seja contemplado com energia elétrica de qualidade.

“Foi com enorme satisfação que recebemos a equipe da Sedeme para tratar sobre o Programa de Inclusão Socioeconômica, o PIS, que tem por objetivo levar energia aos municípios do estado e São Geraldo foi contemplada com essa ação, indo ao encontro da necessidade daqueles que aguardam há muito tempo a chegada da iluminação e da energia. Graças ao apoio do governador, nós, aqui em São Geraldo, também seremos contemplados. Como gestor do município eu só tenho a agradecer”, afirmou.

Por Igor Nascimento (SEDEME)