No encontro, foram tratadas as oportunidades de negócios para o fortalecimento de futuros investimentos comerciais e intercâmbios entre o Governo do Pará e Finlândia como bioeconomia, tecnologia, mineração e inovação
A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, acompanhada de representantes de empresas multinacionais finlandesas, foram recebidos pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, nesta terça-feira (30), na sede da instituição. No encontro, foram tratadas as oportunidades de negócios para o fortalecimento de futuros investimentos comerciais e intercâmbios entre o Governo do Pará e Finlândia como bioeconomia, tecnologia, mineração, inovação e outros.
Na ocasião, o titular da Sedeme, Paulo Bengtson, enfatizou que toda tecnologia que venha trazer sustentabilidade para o Estado é bem-vinda, seja no âmbito público ou privado. O secretário apresentou as principais ações da pasta com foco no desenvolvimento econômico sustentável do Estado, as diretrizes das políticas públicas para atração de novos investimentos, o potencial produtivo do Estado, destaque na produção nacional de mandioca, cacau, abacaxi e outros.
"As empresas instaladas e que pretendem se estabelecer no Estado, devem adotar um conjunto de padrões e boas práticas de ESG (sigla, em inglês, para Meio Ambiente, Social e Governança), que consiste em ações sustentáveis, carbono zero, ou seja, comprometidas com as mudanças climáticas do país. O Pará é rico, e essa riqueza deve ser compartilhada com a população, por meio de ações voltadas para o melhoramento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dos municípios paraenses”, disse o secretário.
engtson falou ainda sobre a expectativa e potenciais investimentos para a realização da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que reunirá, em Belém, em novembro de 2025, líderes mundiais com o propósito de buscar soluções para combater o aquecimento global.
A diplomata ressaltou que a visita teve como finalidade conhecer as oportunidades de negócios, com foco em estreitar as relações comerciais entre a Finlândia e o Pará. "Trabalhamos com soluções inteligentes nas áreas de inovação e tecnologia, com foco no desenvolvimento sustentável. Temos a maior cobertura florestal, com cerca de 75% de florestas, considerando o tamanho do nosso país", destacou a embaixadora.
O gerente Nacional da Vaisala, Daniel da Silva, falou sobre os benefícios da tecnologia a longo prazo para um gerenciamento eficiente na economia. A empresa é líder global em medições meteorológicas, ambientais e industriais. "Com a tecnologia de monitoramento meteorológico, as indústrias de mineração e energia podem planejar suas atividades e tomadas de decisões com mais eficiência e qualidade, gerando impacto positivo em seus resultados. Essa tecnologia contém inúmeros benefícios para o desenvolvimento da região, como a redução de riscos ambientais e sociais, além do monitoramento dos dados obtidos por essas soluções", disse o gerente.
O Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nokia, Rodrigo Michel, que também esteve na reunião, destacou a importância da criação da "cidade digital", que consiste em transformar o ecossistema econômico da comunidade. "Temos soluções para uma conectividade eficiente para atender diversas comunidades, além de serviços para resolver os desafios da urbanização", destacou o diretor.
Participaram também da reunião o Assessor Sênior da Business Finland, Marcelo Guimarães; o Diretor Regional Norte da Finncham, João Augusto Rodrigues; a Vice-Presidente da Latam Iceye, Ana Paula Cordeiro; o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nokia, Rodrigo Michel; o Gerente Nacional da Vaisala, Daniel da Silva; a Gerente de Vendas e Serviços Latam Kalmar/Cargotec, Ellen Galante; Diretor de Pré-vendas e Desenvolvimento de Negócios da Nokia; Albino Lopes Neto; a Diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDICS), Sherry Brom Rodrigues; o Diretor de Energia (Diren), Mauro Rodrigues Bastos; e o assessor de gabinete da Sedeme, Lucas Moraes.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
30/01/2024 18h13