SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme e Companhia Têxtil de Castanhal vão ofertar cursos profissionalizantes

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) firmaram, nesta sexta-feira (17), um Acordo de Cooperação Técnica que formaliza a parceria para oferta de cursos profissionalizantes na área de artesanato e artefatos de juta (fibra têxtil vegetal utilizada para confecção de diversos produtos, como embalagens, bolsas e sacas) no Estado, incluindo o Arquipélago do Marajó. O documento foi firmado durante reunião na sede da Sedeme, em Belém, entre o titular da Secretaria, José Fernando Gomes Júnior, e equipe da CTC.

O Acordo de Cooperação estabelece que a Sedeme e a Companhia realizarão estudos e cursos nas áreas de artesanato e artefatos em juta no Pará, e promoverão atividades e eventos técnicos e culturais, visando à valorização do artesanato, com previsão de utilização de suas infraestruturas técnica e operacional para a viabilização dos cursos.

Ainda segundo o Acordo, a Sedeme desenvolverá estratégias para incentivar a participação nos cursos do público-alvo do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), garantindo representatividade social.

O objetivo da parceria é ofertar 12 cursos de capacitação, em oito modalidades de artesanato e artefatos em juta, com carga horária de 32 horas por curso, até dezembro de 2022, e também capacitar 100 cursistas para o mercado de trabalho. 

Até dezembro de 2023, a projeção é de que 120 jovens, de 15 a 29 anos, de ambos os sexos, e mulheres provedoras de famílias em situação de vulnerabilidade social, participem dessa capacitação. 

Expectativa - Robson Torres, gerente Industrial da CTC, informou que, com a parceria inédita, “nossa expectativa é a melhor possível, porque estamos nos sentindo, como empresa paraense de transformação têxtil, muito privilegiados em participar, com a Sedeme, dessa empreitada de cunho social, que tem como objetivo principal a valorização das pessoas, levar até elas o conhecimento, uma fonte de renda, para que tenham sua renda e possam prover de forma digna as suas famílias”.

“Nós somos uma indústria incentivada, estamos sempre buscando a modernização do nosso parque e desenvolvemos projetos de agricultura familiar. Mas é a primeira vez que participamos de um projeto de viés social em parceria com o Estado, portanto estamos muito orgulhosos”, completou.

Determinação - O titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, explicou que o acordo vai ao encontro dos objetivos do governo, que tem a determinação de contribuir com a melhoria do ambiente econômico em todo o Estado. “Para nós, do governo do Estado, através da Sedeme e por determinação do governador Helder Barbalho, é essencial contribuir para a criação do ambiente de negócios favorável para todo o setor produtivo. Portanto, essa assinatura hoje com a CTC é de fundamental importância, não apenas porque tem todo um viés social, mas principalmente porque está relacionada ao Marajó, que tem todo um olhar especial do nosso governo, tendo como prova disso um decreto do governador de isenção de impostos em 100%, e agora a gente está priorizando levar emprego e renda para a sociedade dessa região”, enfatizou.

“A CTC é uma empresa que tem incentivo fiscal no Estado, tem todo um olhar e um cuidado especial porque é uma empresa que exporta para o mundo todo. Seus produtos são genuinamente paraenses, saindo para o Brasil e para fora, gerando emprego e renda em Castanhal e agora no Marajó”, acrescentou.

Criada em 1966, a CTC é a maior fabricante de produtos de juta do Brasil. Sua fábrica, com quase 1,5 mil funcionários, fica em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém, e tem uma capacidade produtiva de 16 mil toneladas de juta por ano. Atualmente, é a maior fornecedora do País de sacaria para produtos agrícolas, como café, batata e cacau.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também