SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme e Simineral abordam avanços da atuação de mulheres na mineração

Em homenagem ao mês da Mulher e em alusão ao Dia Estadual da Mineração, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em uma parceria com o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), realizou, nesta segunda-feira (14), o evento ‘Empoderamento Feminino na Mineração’, no Espaço São José Liberto, em Belém.

O evento contou com a presença de autoridades e de mulheres com atuações importantes no setor minerário. Elas relataram em palestras suas trajetórias profissionais, conquistas e os principais desafios enfrentados, com destaque para a necessidade de uma maior ocupação de espaço na mineração.

A iniciativa levou em consideração a baixa representatividade da força de trabalho feminina na indústria mineral que, segundo um levantamento do movimento Women in Mining Brasil (WIM Brasil), em 2021, era de apenas 15% em todo o País, o que reforça a importância de ações de estímulo à participação feminina no segmento.

Segundo os dados do levantamento, por exemplo, até o ano passado, a participação de mulheres em Conselhos Executivos era de 11%, ao passo que em Conselhos Administrativos era de 16%.

Dividido em dois painéis, o evento abordou os ‘Desafios na inclusão das mulheres na mineração’, abrindo um diálogo sobre a liderança feminina na indústria, e as ‘Oportunidades para a inclusão de mulheres no setor mineral’, destacando projetos e iniciativas nas esferas públicas e na iniciativa privada para a intensificação da presença de mulheres no mercado, com foco em uma maior valorização. 

O público presente no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, e quem acompanhava a transmissão via Youtube e Facebook pôde acompanhar palestras sobre temas como: os obstáculos enfrentados pela liderança feminina nas organizações; a participação feminina nas instituições de ensino e pesquisa; o desenvolvimento de projetos de empoderamento no setor público; os impactos na geração de negócios com a inclusão do gênero feminino; projetos voltados para a inclusão de mulheres na mineração; entre outras.

Na abertura, o titular da Sedeme, José Fernando Gomes Júnior, destacou a relevância do evento para o setor, ressaltando o ineditismo da iniciativa. "Este é um dia histórico, pois mostra, mais uma vez, a união do setor privado e do setor público, que favorece esse ambiente de negócios criado pelo governador Helder Barbalho para que nós possamos gerar cada vez mais desenvolvimento para este Estado", disse ele.

"Nesse evento, vamos discutimos o empoderamento feminino em um setor tão importante, que é o da mineração, algo inédito, e um dia de debates que nos darão as bases para a construção de um futuro muito promissor e mais inclusivo para o Estado do Pará. Por isso, estou satisfeito de estar aqui hoje, com a certeza de que temos muito mais a contribuir com a sociedade paraense nos próximos anos", afirmou o titular da Sedeme. 

Guido Germani, presidente do Simineral, participou remotamente e, em sua fala, ressaltou a relevância da promoção do evento pelo Governo do Estado, via Sedeme, frisando que iniciativas de inclusão nas indústrias estão sendo cada vez mais incentivadas.

“Estou muito feliz em participar deste evento em que vemos importantes trocas de experiências e ideias inovadoras sendo compartilhadas, por isso, agradeço à Sedeme pela iniciativa, destacando o peso que dá esse apoio vindo de um órgão da alta administração do Pará", frisou o titular do Simineral.

Guido Germani acrescentou que há muito a se avançar, "considerando que hoje a indústria de mineração ainda é muito conservadora, com uma participação de mulheres ainda reduzida, principalmente, nas posições de liderança, apesar de já existirem iniciativas nas indústrias atualmente voltadas para o aumento da participação não apenas feminina, mas também para aumentar a diversidade nas empresas, gênero e orientação sexual, por exemplo”, disse.

Valorização - Poliana Bentes, diretora executiva do Simineral, destacou que tudo que foi apresentado no evento teve o objetivo de exaltar a posição da mulher no contexto atual do mercado e, ao mesmo tempo, contribuir com a melhoria de cenários futuros.

"Este é um dia dedicado a nos proporcionar reflexões para que tenhamos aprendizados e possamos pensar sobre o que pretendemos para o futuro, incluindo qual é a participação que precisamos da mulher, a igualdade de gênero, além do reconhecimento dessa trajetória e desse espaço pelos nossos próprios méritos", destacou a diretora do Simineral. 

Entre as empresas e instituições participantes, com palestras, estiveram o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Agência Nacional de Mineração (ANM), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Norsk Hydro, Vale, Alcoa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Women in Mining Brasil, Instituto Liceu de Artes e Ofícios Mestre José Raimundo, projeto 'Meninas da Geo', Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e as prefeituras de Abaetetuba, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

"Esse tipo de evento é muito importante para estimular uma maior conscientização para que a gente continue avançando no sentido de realmente termos mais representatividade, pois somente assim a gente pode alcançar uma igualdade no mercado de trabalho. Por isso, é de extrema relevância que o governo do Estado e a Sedeme promovam e apoiem eventos como esse, não só no segmento da mineração, mas também em outros setores do mercado de trabalho, em benefício de uma inclusão cada vez maior", destacou a secretária adjunta da Sedeme, Anadelia Aguiar. 

A participante Ísis Vieira, criadora de conteúdo digital e empreendedora, falou sobre as impressões sobre esse mercado obtidas com a participação no evento. “O evento foi de suma importância pois apenas 15% de mulheres brasileiras estão inseridas na mineração, um setor tão importante para a nossa economia e desenvolvimento, então por que a mulher não pode ocupar mais espaços? Toda mudança vem do debate e o dia de hoje foi para debater, refletir, aprender e buscar possibilidades de melhorar e aumentar essa porcentagem cada vez mais", afirmou. 

A Sedeme informa que o evento gravado está disponível no canal da Secretaria no YouTube. Para assisti-lo, basta acessar o link, aqui.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também