O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, se reuniu na manhã da última quinta-feira (30), no auditório da Sedeme, com 11 empreendedores entre designers, ourives e lapidários, que integram o Programa Polo Joalheiro do Pará. O encontro teve como objetivo realizar a entrega do Termo de Permissão de Uso, das unidades comerciais do interior do Espaço São José Liberto (ESJL). O documento assegura aos profissionais o uso do local para a produção e comercialização de gemas e joias genuinamente paraenses.
O espaço é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Sedeme. Os empreendedores foram recepcionados pelo secretário Paulo Bengtson, que durante a reunião reforçou a importância de cada profissional para o fortalecimento da produção de joias genuinamente paraenses, e difusão da identidade regional por meio da valorização das características culturais e criativas sustentáveis do Estado.
Na ocasião, o secretário anunciou que o equipamento público receberá manutenção corretiva em diversas áreas, a primeira fase atenderá toda a parte elétrica, e sistema de proteção contra incêndio. Também será contemplada a revitalização interna, avaliação estrutural, banheiros, iluminação e outros.
“A melhoria tem como propósito a reformulação administrativa para implantação de projeto estratégico de inclusão produtiva, promoção de produtos paraenses e o estímulo à verticalização das cadeias produtivas, com foco no desenvolvimento sustentável”, reforçou Bengtson.
O designer e ourives José Leuam, que participou da reunião, disse que “as medidas anunciadas pela atual direção do Espaço São José Liberto, são essenciais para a preservação do equipamento público. A expectativa é positiva, que seja o início de uma nova administração, voltada para o fortalecimento do espaço criativo", enfatizou.
Serviço - O Espaço São José Liberto, situado na Praça Amazonas, Bairro do Jurunas, é uma referência cultural, turística e do patrimônio arquitetônico de Belém. O local abriga o Jardim da Liberdade, a cela Memorial Cinzeiro, lojas de comercialização de joias artesanais, a Casa do Artesão, o anfiteatro Coliseu das Artes e o Museu de Gemas do Pará.
A visitação é gratuita, aberta ao público de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos e feriados de 10h às 14h.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
01/12/2023 15h17